Prefeitura está usando aterro retirado da dragagem do Bracuí | Foto: Divulgação/PMAR

A prefeitura de Angra dos Reis comoçou nos últimos dias uma obra de revitalização da praia do Frade. Além da construção da nova estação de tratamento de esgoto (ETE) na parte baixa do bairro, o que evitará o despejo de esgoto in natura na região, a secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas está fazendo a ampliação da faixa de areia, que chegará a aproximadamente 60 metros de largura. 

A medida visa impedir também o impacto das ressacas sobre o calçadão que foi recuperado. O projeto inicial era fazer a dragagem da própria praia, retirando a areia do fundo do mar e bombeando-a para a margem, mas o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) não deu permissão. A prefeitura então resolveu fazer a ‘engorda’ da faixa de areia com materiais retirados da dragagens dos rios Bracuí e Jacuecanga.

— Foi criado um enrocamento de oito metros de largura, com aproximadamente dois metros de altura, ao longo de toda a faixa de areia da orla, e em cima desse enrocamento de pedras vai uma camada de areia grossa. A partir dos oito metros mar a dentro teremos um aterro de areia de mais 52 metros, então vamos ter uma faixa de areia total de 60 metros de largura por todos os 300 metros de extensão da praia — explicou o secretário de Obras, Alan Bernardo.

Após a finalização da nova faixa de areia, a área será toda urbanizada com a reforma do cais, reconstrução do calçadão e da ciclovia; pintura de todos os bancos e mesas de concreto e colocação de bancos novos; implantação de bicicletário; reconstrução dos canteiros; novo paisagismo; instalação de novo guarda-corpo; reconstrução das rampas de acessibilidade e fixação de lixeiras. A prefeitura não informou a data prevista para a conclusão dos investimentos.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
A missão do Tribuna Livre é levar informação relevante aos nossos leitores. Fortaleça nosso trabalho, assinando a edição impressa neste link.