Na última quarta, 7, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, participou de uma série de reuniões em Brasília, com o objetivo de buscar recursos e parcerias para a cidade por meio do Governo Federal.
Em um dos encontros, na sede da Secretaria Nacional de Defesa Civil, o prefeito participou de uma reunião com a Coordenadora Geral de Reabilitação e Reconstrução, Rosilene Vaz, para tratar de liberação de verbas para reconstrução e construção de muros de contenção de encostas, tendo em vista prevenções de desastres no período de chuva.
Em projetos voltados ao município, a prefeitura de Volta Redonda cadastrou no sistema da Defesa Civil Nacional cerca de R$ 20 milhões, de acordo com informações cedidas pelo próprio prefeito.
– Em abril deste ano tivemos a maior chuva da história da nossa cidade, com mais de 170 mm em apenas 24 horas. Precisamos de recursos para recuperar áreas e investir em prevenção. Infelizmente, com a atual crise financeira, o município não tem como fazer todos os investimentos. Precisamos do Governo Federal – diz Samuca Silva.
Em Brasília, o prefeito foi informado sobre a existência de um contingenciamento do Governo Federal quanto à liberação de verbas. Ainda assim, Samuca não se deixa desanimar, e continua focado na missão que tem pela frente.
– Sozinhos não conseguiremos concluir essa manutenção. Vamos buscar novas formas de investimento na cidade para resolver obras em vários bairros. Seguimos em busca de parcerias com os governos federal e estadual, para que nossa cidade siga avançando – acrescenta o prefeito.
Com orçamento próprio, a prefeitura segue avançando em prevenção e, através do Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban), está realizando importantes obras na cidade. Ao todo, oito melhorias já estão em andamento e outras cinco vão começar a partir desta semana.
As benfeitorias variam entre obra de contenção de solo, muro de contenção, melhoria habitacional, reconstrução de rede de água, reforma de quadra poliesportiva, recomposição de muro e revitalização de um campo de futebol. Ao todo, o governo municipal investe mais de 764 mil reais nessas ações.
Prefeito visita ministérios em busca de parcerias
Ainda durante a viagem a Brasília, Samuca Silva esteve reunido com o Secretário Especial do Esporte, General Décio Brasil. Ele foi acompanhado da secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares.
– Tivemos a oportunidade de apresentar nossos projetos na área de esporte e conversar sobre a captação de recursos. Nossos programas estão alinhados com a nova sistemática do Governo Federal, de interligação entre várias pastas. Em breve ampliaremos os programas já existentes – explica Maria Paula.
O prefeito ainda esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento conversando com a chefe da Assessoria Parlamentar, Giovanna Turquino. O objetivo da visita foi garantir os recursos para que as obras do mercado de orgânicos sejam iniciadas. Ele será o primeiro mercado público de produtos orgânicos do estado do Rio.
Fotos: divulgação
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.