Prefeito Vidal dá pontapé inicial na articulação política para eleição em Paraty

0
483

Aliados debatem cenário político paratiense com o prefeito Vidal | Foto: Reprodução

Faltando ainda um ano para a eleição municipal de 2024, marcada para o dia 6 de outubro, o prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), registrou nas suas redes sociais a primeira reunião entre presidentes e representantes de partidos para discutir a organização das siglas e o planejamento para a disputa local paratiense. Por estar já no seu segundo mandato (2019-24), Vidal não poderá concorrer à reeleição e seu grupo político busca um nome de consenso para representar a candidatura ‘do governo’.

Participaram deste encontro no último dia 4, os secretários municipais Fabrício e Mateus, ambos do MDB; o vereador Lucas Cordeiro e Natália, pelo PSB; Gabriela Gibrail, a presidente do PT; José Sérgio, representante do partido Solidariedade; Alex Nilmer, do Progressistas, Ricardo Sampaio (PDT) e Anderson Rangel (representando a Rede). O grupo fez uma análise do cenário político local e, segundo Vidal, já planeja os futuros passos.

— Na próxima reunião pretendemos chamar os pré-candidatos dos partidos da base. Vamos trabalhar por uma nova etapa do projeto administrativo iniciado em 2013 que é marcado por melhorias reconhecidas pela população de Paraty — afirmou Vidal, que foi reeleito em 2020.

Em Angra, partidos de centro acenam para o secretário Ferreti
Em Angra dos Reis, apesar da distância da data do pleito, é muito mais intensa a movimentação dos partidos e dos políticos já com mandato em busca de abrigo para seus projetos. Neste momento, a maioria das legendas organizadas na cidade acenam em direção ao pré-candidato indicado pelo governo, o secretário Cláudio Ferreti (MDB). Outras duas pré-candidaturas disputam as legendas de centro: o ex-vereador Zé Augusto (REP) e o empresário Veníssius Barbosa, agora filiado ao União Brasil.

Após a confirmação de sua filiação ao MDB, Ferreti pôde sinalizar com a ampliação de suas alianças, não restritas apenas ao bolsonarismo representado pelo prefeito angrense, Fernando Jordão, e o Partido Liberal. Em movimentos de bastidores anunciados pelas redes sociais de apoio ao emedebista, ao menos nove legendas estão gravitando no entorno da coligação MDB/PL neste momento.

Entre as legendas que dão sinais de que poderão estar com Ferreti em 2024 estão o Progressistas (antigo PP), Podemos, Solidariedade, Cidadania, Agir, PTB, DC, PMN e PRTB. Juntos este partidos teriam até 150 candidatos a vereadores.

PCdoB em Angra faz reunião e avisa que ‘está no jogo
Já o PCdoB em Angra está no game da eleição municipal de 2024. Em conferência no sábado, 7, o partido lançou a pré-candidatura da jornalista Jane Moté à prefeitura angrense, com foco na construção de uma Frente Ampla das esquerdas e de um plano de governo que acene para o desenvolvimento da cidade.

Reunião do PCdoB/Angra discutiu rumos do partido | Foto: Reprodução

O partido está em conversa com as outras duas legendas que fazem parte da Federação Brasil da Esperança (PT e PV) e vetou alianças com o pré-candidato do atual prefeito e com partidos que não estejam na base parlamentar do governo Lula (PT). O PCdoB trabalha para viabilizar ao menos sete candidaturas à Câmara Municipal, de um total de 16 que poderão ser lançadas pela Frente com o PT e o PV.

Participaram do encontro em Angra, representantes do Comitê Estadual do partido, além de lideranças locais do Partido dos Trabalhadores, do PSOL, do União Brasil e do Partido Socialista Brasileiro (PSB), junto com membros do Fórum de Comunidades Tradicionais, da Aldeia Indígena Sapukai, do Bracuí e da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Santa Rita do Bracuí, entre outros.

(*) Publicado antes na edição impressa (nº 407)

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.