Como parte da programação da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) na Espanha, na Feira Internacional do Turismo (Fitur), em Madri, o prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB) está percorrendo estandes e representações internacionais para divulgar a cidade. Nesta terça-feira, 23, Vidal teve inclusive encontro com a coordenadora de Mercados Internacionais da agência, Carolina Stolf, durante evento de apresentação do destino Paraty (RJ). O evento chamado ‘Paraty Day’, teve o apoio da Câmara de Comércio Brasil-Espanha e foi realizado na Casa do Brasil, na capital espanhola.
Paraty é uma cidade patrimônio cultural e de biodiversidade da humanidade reconhecida pela Unesco e cidade gastronômica criativa também pela entidade. Segundo o Portal de Dados da Embratur, o Rio de Janeiro recebeu, apenas da Argentina, Chile e Estados Unidos, mais de um milhão de visitantes no ano passado.
Para a coordenadora Carolina Stolf, Paraty e todo o estado do Rio possuem atrativos muito procurados por turistas internacionais: sol e praia, ecoturismo, cultura, arte, gastronomia, legado histórico, afroturismo com as comunidades quilombolas e turismo de povos originários com o legado indígena.
— A Embratur pretende reposicionar o Brasil como opção viável de destino nas prateleiras das operadoras internacionais. Paraty é um destino único que reúne muitos dos interesses dos turistas internacionais, além de ser palco de um calendário extenso de festivais, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A gestão do prefeito Luciano Vidal facilita o trabalho, pois tem feito com que a cidade se torne um destino qualificado e competitivo para o turismo internacional, isso sem perder de vista a sustentabilidade e o bem estar das comunidades locais — ressaltou ela.
O prefeito Vidal aposta na parceria com a Embratur para divulgar a cidade e elogiou o relacionamento com o atual presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Vidal deve ficar na Espanha até o fim desta semana.
— O presidente Marcelo Freixo está nos ajudando a levar Paraty para o mundo, a turistas nacionais e internacionais. Temos enormes belezas naturais, praias, além da reserva florestal da Mata Atlântica, que merecem ser divulgadas — disse Vidal, ao considerar que a Europa é um mercado estratégico para a promoção da cidade.
A Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri vai até dia 28. Além de divulgar os destinos brasileiros, reposicionando o Brasil no mercado espanhol, a Embratur lançará na ocasião o primeiro metaverso de turismo do Brasil, em parceria com a rede El Corte Inglés.
(*) Com informações da Embratur.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.