Operários trabalham diariamente nas obras de saneamento | Foto: Divulgação/PMP

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB) realizaram uma série de vistorias nas obras e intervenções que estão sendo lideradas pelo governo em diversos bairros. Ele estava acompanhado do secretário de Obras do município, Fabrício Soares, e visitaram as novas estações elevatórias que vão bombear o esgoto coletado nas ruas da cidade para a futura estação de tratamento. Os dois destacaram que, apesar dos transtornos momentâneos, o benefício será imenso.

— Pedimos a compreensão da população pelos transtornos provocados pelas obras, mas temos a certeza de que estamos no caminho certo. Em trezentos e cinquenta anos da cidade, nunca foi pensado um sistema de saneamento básico como esse que está sendo executado. É preciso ter coragem e competência para enfrentar esse desafio e resolver de uma vez por todas a questão da coleta e do tratamento de esgoto em Paraty. Meu muito obrigado também ao governador Cláudio Castro (PL), nosso grande parceiro nessa empreitada — disse o prefeito Vidal.

O secretário de Obras explicou sobre o andamento dos serviços. De acordo com Fabrício Soares, com estas obras da primeira fase do projeto, serão garantidos 50% do tratamento do esgoto do Centro urbano. Ele disse também que a segunda fase dos investimentos estão programados, aguardando recursos do Governo do Rio.

Em breve, terão início às obras da ETE na Prainha de Mambucaba. Com um investimento de R$ 12 milhões, a iniciativa é uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e irá beneficiar sete mil pessoas. O processo do termo de cessão da área da Eletronuclear está sendo finalizado, onde será instalada a unidade de tratamento. As obras já estão no governo do Estado.

Tanques da estação de tratamento de esgoto | Foto: Divulgação/PMP

Em agosto, a prefeitura de Paraty já tinha inaugurado a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Tarituba. Foram entregues novas obras complementares e a ampliação da estrutura de tratamento, o que garante o esgoto coletado e tratado para 95% da comunidade.

— Nossos próximos passos na zona rural serão a construção das estações de tratamento da Trindade, do Campinho, do Patrimônio e da Barra do Corumbê e a instalação de biodigestores na costeira, começando pela Ponta Negra. Saneamento é mais qualidade de vida e é também um passo decisivo para fortalecer o turismo — disse o prefeito paratiense.

Fotos: Divulgação/PMP

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/ilumina-mais-paraty-inicia-instalacao-de-1-000-lampadas-de-led-no-bairro-sol-nascente/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome