O prefeito Vidal e o secretário Sanica ao lado do ministro dos Portos e Aeroportos | Foto: Reprodução

De olho em estreitar relações com o governo do presidente Lula, em Brasília, o prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), passou dois dias na capital federal esta semana, em agendas com ministros e autoridades federais. Em quase todas as reuniões, Vidal e o secretário municipal de Obras, Valceni Sanica, solicitaram apoio para destravar questões burocráticas ou investimentos para a cidade.

Nesta quinta-feira, 26, Vidal e o secretário Sanica foram ao Ministério da Agricultura para reforçar o pedido de apoio para a liberação de recursos para a aquisição de retroescavadeira, miniescavadeira e patrulha mecanizada para auxiliar nos trabalhos da agricultura familiar na cidade.

Os dois foram também à sede da agência Infraero, em busca de uma parceria para que a empresa pública assuma a gestão do Aeródromo Municipal. Segundo Vidal, seria a forma de qualificar os serviços no espaço, hoje parcialmente cuidado pela prefeitura.

— Teremos uma gestão capacitada, oferecendo serviços de melhorias, adequação, segurança e boa operacionalidade. Passariam a ser cobradas taxas aos usuários, que atualmente nada pagam enquanto a manutenção é feita pela prefeitura. Essa parceria trará mais turistas e visitantes ao nosso município, com mais oportunidades dos serviços de táxi aéreo — acredita o prefeito.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com Vidal e Sanica | Foto: Divulgação

Vidal foi ainda à sede da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), para encontro com o presidente Marcelo Freixo. Na pauta, pedido de apoio para a promoção de Paraty nas mídias nacionais e internacionais, além da participação de Paraty nas feiras de turismo internacionais em parceria com a Embratur. O prefeito convidou Freixo para participar e divulgar o evento das Cidades Patrimônio Mundial da Unesco na próxima semana em Paraty e da corrida de montanha (UTMB) que acontecerá em setembro.

Na mesma toada, o prefeito e Sanica foram ao Ministério do Turismo, conhecer o novo ministro Celso Sabino.

— Tivemos uma boa receptividade. Ele demonstrou também ser um grande parceiro para desenvolver o turismo na nossa região. Se comprometeu em liberar o recurso de R$ 1 milhão para o projeto de implementação da sinalização turística em idiomas local e estrangeiro, que já está licitado e licenciado — pediu Vidal.

Na última agenda na capital, a dupla paratiense foi ao Ministério de Portos e Aeroportos para encontro com o ministro Márcio França. Eles apresentaram o projeto de reforma e melhorias do aeródromo municipal.

— Aproveitei a ocasião para solicitar serviços de dragagem no município. Mesmo não sendo assunto de competência da pasta, o ministro fará a ponte para que seja concretizado esta demanda de Paraty, disponibilizando recursos e máquinas para realizar a dragagem dos canais de acesso ao cais pesqueiro e ao cais de turismo — disse o prefeito.

Vidal e Sanica também estiveram com o Ronald Sorisso, secretário nacional da Juventude, para pedir o repasse de mais de R$ 500 mil de emendas parlamentares para financiar projetos de capacitação para formação de aquaviários, nas categorias MAC e POP marinheiro, auxiliar de convés e pescador profissional para os jovens.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome