Lucas registrou queixa na delegacia de Paraty

A divulgação de notícias falsas durante as campanhas eleitorais em Paraty não chega a ser uma novidade. Em todo pleito disputado na cidade há ocorrências deste tipo. A infeliz novidade, no entanto, é que agora, quando estamos bem distante da disputa nas urnas, políticos da cidade estão sofrendo com ataques deste tipo, além de ameaças, o que aumenta a gravidade do crime. Nas últimas três semanas, pelo menos dois vereadores e o próprio prefeito municipal relataram a ocorrência de ataques por redes sociais e grupos de mensagens instantâneas.

O Tribuna Livre conversou com uma das vítimas destas ações criminosas, o vereador Lucas Cordeiro (DEM), estreante na Câmara Municipal de Paraty, a quem estão sendo dirigidos os ataques mais graves, inclusive com ameaças de agressão. Ele disse que está preocupado e comparou a situação aos registros de fakenews ocorridos no país a partir de 2018, com o agravante, ele diz, de que em Paraty ‘todo mundo conhece todo mundo’, o que aumenta a gravidade do problema.

— Quando a gente fala em fakenews numa escala nacional já é uma ameaça à democracia. Agora imagine em uma cidade pequena como é Paraty. Realmente me preocupa. É possível que isso venha de pessoas que a gente conhece, que encontra na rua eventualmente. Então é preciso saber qual é a motivação — diz Lucas.

Foto: Reprodução

O vereador também registra que, além das críticas relacionadas à disputa política local (sempre acirrada), surgiram nas mensagens algumas ameaças, o que é um agravante. Lucas gravou um vídeo (foto) nas suas redes sociais alertando as pessoas. O criminoso copiou fotos do parlamentar e usou para contatos diretos em grupos de mensagens, induzindo os interlocutores a erro, além de divulgar mensagens de ódio, relacionadas a crimes até como pedofilia. Lucas espera que o alcance destas mensagens seja limitado.

— As pessoas que me conhecem e conhecem a minha família sabem que nada disso procede. Creio que a maioria não acredita quando lê. Mas infelizmente pode haver pessoas que acreditam nisso, o que causa, claro, um dano para minha imagem logo no início do nosso trabalho na Câmara — afirma o parlamentar, que é o mais jovem da Câmara paratiense.

Para se resguardar, o vereador Lucas denuncia todos os registros de fakenews e contatos indevidos em queixas à delegacia de Paraty, além de informação ao setor que investiga crimes cibernéticos.

O vereador Sanica também registrou queixa na delegacia

O presidente da Câmara da cidade, vereador Sanica (MDB), também foi alvo dos ataques. Neste caso, no entanto, ele atribuiu a culpa a adversários do prefeito Luciano Vidal (MDB). Sanica também levou o caso à delegacia de Paraty (167ª DP).

— Fizeram uma fakenews fajuta com meu nome, de fundo de quintal. mas eu não tenho nada a temer. Sou trabalhador e o povo me conhece. Isso para mim é inventado pela oposição, um povo que não tem o que fazer — disse Sanica, em vídeo postado nas redes sociais.

Fotos: Reprodução / Redes Sociais

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/vereadores-reprovam-contratos-e-ex-prefeito-zeze-podera-ficar-inelegivel-em-paraty/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome