Agentes da Polícia Militar estiveram na Ilha Grande no domingo, 24, a fim de checar denúncia de crime ambiental encaminhada por meio do serviço Disque-Denúncia (0300 253 1177). No local indicado eles identificaram a supressão de vegetação e desmatamento em área que deveria ser de proteção.
De acordo com as informações da denúncia, a equipe da 4ª UPAm (Juatinga) se deslocou à rua do Bicão, na Vila do Abraão, onde acima da cota 40 constataram o corte de dez árvores de pequeno e médio porte e supressão de vegetação em uma área degradada de 100 metros quadrados. Ainda segundo os agentes, a área está localizada no entorno do Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG), na zona de amortecimento do Parque e dentro da Área de Proteção Ambiental dos Tamoios (APA). Como durante a fiscalização não foram identificadas placas contendo autorização para a atividade e tampouco os responsáveis, os policiais procederam à 166ª DP (Angra), onde a ocorrência foi registrada.
A degradação de áreas verdes na Ilha Grande, se registrada em larga escala, representa ameaça até ao título de Patrimônio Mundial da Humanidade recebido pela Ilha e a cidade de Paraty, juntas, em 2019. Para manter o título, as duas cidades se comprometeram a ampliar as ações de preservação ambiental nos dois territórios.
Para denunciar crimes ambientais em Angra, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado, que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então utilizar o App ‘Disque Denúncia RJ’.