Polícia ambiental encontra indícios de extração mineral | Foto: Divulgação/DD-RJ

No último sábado (20), uma área de aproximadamente 50 mil metros quadrados foi identificada como degradada na região da Banqueta, em Angra dos Reis, durante uma fiscalização realizada por policiais da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm). A ação teve como objetivo investigar uma denúncia de crime ambiental encaminhada pelo Linha Verde do Disque Denúncia (0300 253 1177).

Com base nas informações recebidas, os agentes da UPAm do Parque Estadual da Juatinga se dirigiram à Estrada da Banqueta, nos fundos de um condomínio, onde encontraram indícios de extração irregular de substâncias minerais, realizada de forma artesanal e com o uso de máquinas retroescavadeiras. A atividade ilegal estava ocorrendo às margens de um curso de água, degradando a extensa área mencionada. Durante a fiscalização, os policiais não encontraram responsáveis pela atividade, nem placas de licenciamento dos órgãos ambientais competentes.

A região onde a degradação foi constatada está dentro da Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Cunhambebe. Diante da infração ambiental, a equipe da UPAm registrou a ocorrência na 166ª Delegacia de Polícia.

A população pode denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, do Disque Denúncia, pelo telefone (21) 2253-1177 ou pelo 0300 253 1177, ambos disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, e com WhatsApp anonimizado.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.