Polícia apreende balsa e equipamentos usados em extração mineral ilegal na Banqueta

0
125

De acordo com a equipe da 4ª UPAm, o fato foi encontrado na Estrada da Banqueta. | Foto: Divulgação/DD

Policiais da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) apreenderam, nesta quinta-feira (19), uma balsa e outros materiais utilizados na extração ilegal de substâncias minerais na localidade da Banqueta, em Angra dos Reis. A ação foi motivada por uma denúncia recebida através do Disque Denúncia, via programa Linha Verde.

De acordo com a 4ª UPAm, a equipe encontrou um homem realizando a extração de aproximadamente 20 metros cúbicos de areia, utilizando uma balsa para lançar o material em um separador de partículas minerais. Além da balsa e do separador, foram apreendidas duas pás e uma enxada. Ao ser questionado sobre as licenças necessárias para a atividade, o homem não apresentou nenhum documento, infringindo o Decreto Estadual 46.890, que regula a necessidade de licenciamento ambiental.

Diante da irregularidade, o homem foi conduzido à 166ª Delegacia de Polícia de Angra dos Reis, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 44 da Lei 9.605/98, que trata de crimes ambientais.

O programa Linha Verde já recebeu 265 denúncias de crimes ambientais em Angra dos Reis somente este ano. A população pode continuar colaborando com as investigações denunciando crimes ambientais 24 horas por dia, através dos números (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, com opção de WhatsApp anonimizado.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.