Um dos locais na Costa Verde fluminense com mais registro de degradação e crimes ambientais em 2024, a Prainha de Mambucaba foi alvo na semana passada de mais uma intervenção da Polícia Militar Ambiental. Na quinta-feira, 9, os agentes confirmaram indícios de desmatamento na localidade, que fica no território de Paraty. Os policiais foram ao local para averiguar informações encaminhadas pelo Disque Denúncia Paraty (0300 253 1177), por meio do serviço Linha Verde, específico para denunciar crimes ambientais.
Na rua da Luz, local indicado na denúncia, os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Juatinga verificaram que parte de um terreno estava cercado e, durante diligências, foram informados sobre uma possível invasão na propriedade. Ainda durante a fiscalização, foi identificada a supressão de vegetação, corte de árvore com auxílio de motosserra e dois quadrantes com cerca de 900 metros quadrados cercados por arame, à margem de uma cachoeira. A equipe da 4ª UPAm também foi informada sobre uma pessoa que pretendia abrir uma estrada no terreno. Diante dos fatos, os policiais procederam à 167ª DP (Paraty), onde a ocorrência foi registrada.
A denúncia mais recente soma-se a dezenas de outras no mesmo bairro, aparentemente inócuas, uma vez que a comunidade continua se expandindo na área vizinha ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, área que é de preservação. Em Paraty, para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado, que impede a identificação do denunciante.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.