Na tarde desta sexta-feira (12), Policiais Militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, desmantelaram uma carvoaria clandestina no município de Rio Claro. A operação foi desencadeada após uma denúncia ao Linha Verde (0300 253 1177), programa do Disque Denúncia voltado para questões ambientais, que relatava o corte ilegal de árvores para a produção de carvão.
A 4ª UPAm informou que as denúncias direcionaram os agentes à Estrada do Nonô, no bairro Serra do Matoso, onde localizaram um sítio. Com autorização do morador, os policiais percorreram uma trilha no terreno e encontraram cinco fornos de queima de madeira para a produção de carvão, além de 40 metros cúbicos de material lenhoso de diversos tamanhos, próximos a uma área de preservação permanente com um curso de água e inclinação de 45º. Durante a inspeção, o proprietário admitiu que pelo menos três dos fornos estavam ativos para a produção e venda de carvão, mas afirmou não possuir as licenças necessárias para o corte de árvores e beneficiamento do material lenhoso.
Com base no artigo 60 da lei 9605/98, os policiais procederam à 168ª DP, onde registraram a ocorrência. Na delegacia, foi confeccionado um Auto de Constatação do INEA contra o acusado, conforme o artigo 64 da lei estadual 3.467/00, que ele se recusou a assinar.
A população pode denunciar crimes ambientais ao Linha Verde 24 horas por dia, sete dias por semana, pelos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.