Em duas ações de combate a crimes ambientais, desencadeadas após o envio de pelo menos quatro informações por parte do Disque Denúncia Paraty (0300 253 1177), através do programa Linha Verde, policiais militares do Comando de Polícia Ambiental identificaram, na úlitma quinta-feira (09), desmatamento no interior de uma área de preservação permanente além de uma construção irregular na Prainha de Mambucaba, em Paraty, na Costa Verde.
Na primeira ocorrência, os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, quando em fiscalização na localidade conhecida como Sítio do Antenor, na Rua Luz, identificaram diversas árvores cortadas aparentemente com uso de um machado, degradando cerca de 150 metros quadrados. No local não havia nenhuma placa indicativa de licenciamento e durante a diligência, não foram encontrados os responsáveis pelo ilícito.
Na segunda ocorrência, também realizada após denúncia do programa Linha Verde, a equipe da 4ª UPAm esteve na Avenida A, onde flagraram a realização de uma obra, aparentemente uma construção residencial, cuja área degradada chega a 80 metros quadrados. Uma pessoa que se identificou como pedreiro da obra foi indagado acerca das licenças ambientais pertinentes, mas informou não possuir. Ainda segundo os policiais, também não havia nenhuma placa contendo as autorizações ambientais. As duas ocorrências foram registradas na 167ª DP.
Em Paraty, a população pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br)
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.