Policiais Militares da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Juatinga identificaram na terça-feira, 19, o corte irregular de árvores em uma área de preservação permanente no Barro Alto, em Paraty. Os agentes chegaram ao local após receberem informações por meio do Disque-Denúncia Paraty (0300 253 1177).
Em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar a denúncia de corte de árvores, os agentes da 4ª UPAm foram à rua Barro Alto, onde constataram a existência de diversas árvores de pequeno e médio porte cortadas, degradando cerca de 500 metros quadrados de área. A equipe realizou buscas a fim de encontrar os responsáveis pelo crime ambiental, mas não teve sucesso. Tampouco foram identificadas placas contendo licenciamento para a atividade constatada. Diante dos fatos e com base no artigo 39 da lei de crimes ambientais (lei 9605/98), os policiais militares procederam à 167ª DP (Paraty), onde a ocorrência foi registrada.
Em Paraty, a população pode denunciar crimes ambientais durante os sete dias da semana por meio do serviço Linha Verde, ambos com WhatsApp anonimizado, que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa. É possível denunciar ainda pelo site do Disque-Denúncia.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.