Construção precária está em área de preservação | Foto: Divulgação/DD

Após uma informação recebida pelo Disque Denúncia Paraty (0300 253 1177), por meio do programa Linha Verde, policiais militares ambientais estiveram na segunda-feira, 6, em Paraty para checar informações sobre crimes de construção irregular e poluição no bairro Canto Azul.

De posse da denúncia, agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do parque estadual da Juatinga, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, foram à rua Joaquim Gama e observaram a construção recente de um banheiro de alvenaria, reforma do estabelecimento com a substituição das telhas, em uma área de preservação permanente, por estar próximo a um rio. Ainda de acordo com a 4ª UPAm, foi feito patrulhamento no entorno a fim de encontrar possíveis responsáveis ou placas com autorização para as intervenções, mas sem sucesso. Diante dos fatos, os policiais procederam à 167ª DP (Paraty), onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 60 da lei 9605/98 (lei de crimes ambientais).

Dados do programa Linha Verde mostram o aumento da participação popular no combate aos crimes ambientais em Paraty. Em todo o ano passado, o serviço cadastrou 228 informações, 71% a mais do que em 2023. Em Paraty, para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.