No último sábado (14), policiais militares da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Juatinga confirmaram uma denúncia de crime ambiental no bairro Jabaquara, em Paraty, na Costa Verde. A ação foi motivada por informações recebidas através do Disque Denúncia Paraty, via programa Linha Verde, que é dedicado ao combate a crimes ambientais.
Ao chegarem à Avenida Jabaquara, os agentes identificaram movimentação de solo, queima de lixo e construções irregulares em área de preservação permanente. Durante a fiscalização, foram encontrados dois imóveis em alvenaria sendo construídos. A responsável por uma das construções estava no local e apresentou um alvará de construção emitido em 2022, com validade de apenas um ano.
Diante das irregularidades, os policiais encaminharam a responsável à 167ª Delegacia de Polícia (DP), onde o caso foi registrado com base no artigo 60 da Lei 9.605/98, que trata de crimes ambientais.
A população de Paraty pode denunciar crimes ambientais de forma anônima, 24 horas por dia, todos os dias da semana, através do Linha Verde, pelos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, que também disponibiliza WhatsApp com anonimato garantido.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.