Na manhã da última terça-feira (13), a Polícia Federal deflagrou a operação “Frota Fantasma” em Angra dos Reis, na Costa Verde, com o objetivo de combater a pesca e a comercialização irregular de camarão durante o período de Defeso. Durante a ação, foram apreendidas cinco embarcações e cumpridos oito mandados de busca e apreensão.
Entre os mandados, três foram realizados em imóveis e cinco em embarcações de pesca, todas apreendidas. A operação visa coibir a atuação de criminosos na região da Costa Verde, além de identificar práticas ilegais por pescadores e comerciantes que desrespeitam as restrições impostas pela Lei Federal durante o Defeso.
De acordo com a Polícia Federal, os criminosos envolvidos cobram taxas de pescadores ilegais em troca de apoio e proteção para suas atividades. Um dos crimes identificados é a prática da pesca de arrasto, que envolve embarcações de grande porte vindas de outras cidades para atuar na Baía da Ilha Grande, causando danos à fauna local e ao meio ambiente. Além disso, pescadores artesanais também são flagrados capturando camarão, mesmo durante o período proibido.
A operação continua em andamento e conta com o apoio das delegacias da Capitania dos Portos de Angra e Itacuruçá (Mangaratiba), além do Comando do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.