Pestalozzi comemorou 51 anos com programação especial

0
183

A instituição atende mais de 370 usuários com idade entre 0 a 59 anos nas áreas de saúde, com diversas especialidades, gratuitamente. | Foto: Reprodução

“A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras, e sim de ação. É atividade.” Com esse lema, a Associação Pestalozzi de Angra dos Reis, na Costa Verde, celebrou mais um aniversário no dia 25 de agosto. A comemoração integrou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que começou no dia 21 com diversas atividades, incluindo palestras, confraternizações e uma caminhada.

Na segunda-feira (26), para celebrar os 51 anos da instituição, foi realizada uma caminhada pelo centro da cidade. Usuários e seus familiares saíram da Igreja do Carmo em direção ao Teatro Municipal, no bairro São Bento, passando pela Rua do Comércio. Na manhã de terça-feira, dia 27, aconteceu um café especial na sede da associação, no bairro Parque das Palmeiras. Na quarta-feira, 28, a programação foi encerrada com uma palestra sobre “Autonomia e Direitos Sociais” na Escola Municipal Júlio César Larangeira, às 13h.

A Associação Pestalozzi oferece atendimento gratuito a 371 usuários, com idades entre 0 e 59 anos, provenientes de bairros como Garatucaia, Parque Mambucaba, Ilha Grande, além de atender também o município vizinho de Rio Claro. Em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015), a instituição desenvolve programas, projetos e ações voltadas para a defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência, promovendo sua plena inclusão social.

“Nossos usuários são atendidos nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, no Centro de Assistência e Convívio, conforme as necessidades identificadas em avaliações e triagens realizadas por uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos neurologistas, pediatras, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas, professores, profissionais de educação física e oficineiros”, explicou Margareth Machado, fonoaudióloga da Pestalozzi.

Para manter o atendimento, a Pestalozzi recebe recursos por meio de convênios com a Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. No entanto, a administração da instituição destaca que, apesar da importante parceria governamental, ainda são necessários mais recursos financeiros para ampliar os serviços e atender à demanda crescente na fila de espera. A instituição também conta com doações voluntárias de parceiros e associados para complementar o financiamento de suas atividades.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.