O vice-prefeito de Angra, Manoel Cruz Parente (PSB) (foto) assume o governo nesta segunda-feira, 3. Durante oito dias, Parente será o prefeito em exercício da cidade enquanto o titular, Fernando Jordão (MDB), viaja para Israel na companhia do governador eleito do Rio, Wilson Witzel (PSC). A própria prefeitura de Angra informou que o motivo da visita do prefeito ao país seria para conhecer o processo de dessalinização da água do mar. O país tem pelo menos três usinas desta natureza em funcionamento e uma delas é considerada a maior do mundo em atividade. O governo de Angra não informou, no entanto, em que projetos locais este conhecimento poderá ser aplicado. O prefeito de Paulo de Frontin, Jauldo de Souza (PHS), também está na comitiva. A cidade dele, no entanto, não tem mar.
Desde o resultado da eleição estadual, no final de outubro, o prefeito angrense tenta aproximar-se do governador Witzel em busca de parcerias que beneficiem a cidade. Os dois não estiveram juntos durante a eleição. No primeiro turno, Fernando Jordão chegou a declarar voto no adversário de Witzel, o ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM). No segundo turno, no entanto, Fernando optou por aproximar-se do governador eleito. Já o prefeito de Paulo de Frontin foi o único do Estado a apoiar o governador eleito desde o primeiro turno. Na viagem à Israel, há expectativa de que Witzel busque também fornecedores de armas para as polícias estaduais, uma de suas promessas de campanha.
Manoel da Cruz Parente foi eleito com Fernando Jordão em 2016. Ex-funcionário de Furnas, chegou a Angra na década de 70 durante a construção das usinas nucleares. Seu domicílio eleitoral é o Parque Mambucaba (Quarto Distrito), onde foi subprefeito e por onde foi eleito duas vezes para a Câmara Municipal angrense. Esta é sua primeira passagem pelo Executivo. Parente prometeu regularidade nos poucos dias de gestão à frente do governo municipal.
— Vamos trabalhar muito. O prefeito pode viajar tranquilo, pois com a ajuda de sua competente equipe vamos cumprir todos os compromissos — afirmou Parente.
Fotos: Arquivo / CMAR
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.