Famosa como cenário para dezenas de filmes nacionais e estrangeiros, Paraty será sede, em agosto, de seu primeiro Festival Internacional de Cinema. Entre os dias 1º e 4 de agosto, os encantos naturais, culturais e arquitetônicos de Paraty se tornarão a vitrine mundial para o cinema. Esta será a primeira vez que a cidade sediará evento deste tipo, podendo iniciar uma tradição a exemplo de outros municípios brasileiros.
O Festival foi idealizado e produzido com a curadoria dos irmãos Bruno e Jane Saglia e visa contribuir para a promoção artística, fomentar o turismo local, intensificar a cultura, promover fóruns, palestras, debates, encontros com profissionais do setor e outras ações locais de fortalecimento da atividade audiovisual.
A promessa é reunir expoentes do audiovisual, profissionais de extrema relevância em todo o país e no exterior com uma vasta e ininterrupta programação. Nestes quatro dias de Festival, serão exibidos filmes brasileiros e internacionais nas categorias longa e curta–metragem ficção brasileiro; longa e curta-metragem documentário brasileiro; curta-metragem animação brasileira; longa e curta-metragem ficção internacional.
Também haverá a mostra especial na categoria de curta-metragem regional, com filmes que tenham sido rodados em Paraty, e que apresentem, em seu argumento, a cidade como destaque.
O caráter internacional do evento contemplará filmes vencedores nas categorias de melhor curta-metragem e longa-metragem ficção brasileiro. As produções serão exibidas nas próximas edições do Los Angeles Brazilian Film Festival. O Festival de Cinema de Paraty exibirá também uma programação exclusiva de filmes de acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS), do Rio de Janeiro, ao longo da programação do evento.
Mais informações no site do evento e na página @festivaldecinemadeparaty.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.