Paraty tem recorde de investimentos e aplica R$ 50 milhões em obras

0
443

Novo secretário de Obras assumi na última sexta-feira | Foto: Divulgação / PMP

Antes de assumir a secretaria de Governo do município, o agora ex-secretário de Obras de Paraty, Fabrício Soares, fez ao novo titular, o vereador Sanica (MDB), uma prestação de contas das atividades realizadas pela área sob sua gestão. Um dos destaques foi a universalização da prestação de serviços na cidade, sem diferenciar a zona costeira, da zona rural e do centro urbano.

De acordo com Fabrício, um dos grandes desafios vencidos por sua gestão foi a iluminação pública. Ao todo, são mais de 7 mil pontos de iluminação por todo o município.

— Todos os bairros receberam atenção. Criamos uma equipe competente e demos condições para o desenvolvimento do trabalho, com novos equipamentos e novas tecnologias. Não temos mais reclamações na área da iluminação, por exemplo — afirmou Fabrício.

Os investimentos em saneamento básico, claro, são um dos grandes destaques da secretaria. Um verdadeiro legado para o meio ambiente da cidade. A ampliação da distribuição de água em alguns bairros também mereceu registro no relatório.

— Com quase 500 km de rede de água e 43 pontos de captação, abastecemos toda zona rural e costeira. Não existem mais ligações de mangueira preta. Realizamos obras de abastecimento de água para as comunidades de Praia Grande, Pedras Azuis, Mato Dentro e Trindade — enumerou Fabrício Soares.

Ele lembrou que a secretaria desenvolveu o programa ‘Sanear Costeira, para investir além da captação e distribuição de água, no tratamento do esgotamento sanitário pelo sistema de biodigestores. As praias do Sono e Ponta Negra já estão sendo beneficiadas e a Cajaíba deve ser a próxima.

No centro urbano foi renegociado o retorno das obras de saneamento e providenciada a instalação de cinco elevatórias e mais 17 km de rede de recalque. Também foi iniciada a instalação da Estação de Tratamengo de Esgoto (ETE) Cidade e da ETE Trindade, além da ETE Tarituba já entregue. Outras cinco unidades de saneamento estão planejadas para as zonas rural e costeira, com apoios dos governos federal e estadual.

O secretário apresentou ainda à Imprensa, um balanço detalhado das principais iniciativas da secretaria de Obras em sua gestão (2021/23).

Caminhos — O programa ‘Caminhos de Paraty’ efetuou a manutenção de 35 estradas vicinais da zona rural em mais de 130km de extensão, com obras de microdrenagem e recomposição de leitos. Já o ‘Limpa Rio’, foi feito em parceria com o Governo do Estado para limpar e desobstruir os dois principais rios de Paraty. Está pronto ainda o ‘Projeto Delta’, que orientará o fluxo do Rio Matheus Nunes e desobstruirá a área do cais pesqueiro e de turismo, reduzindo as cheias e melhorando a navegação.

Centro Histórico — O Centro Histórico recebeu serviços de mobilidade, contenção, manutenção e iluminação, além de um ciclo de capinas e limpeza que obedece a uma estratégia vegetativa e observa as datas dos principais eventos turísticos.

— Demos especial atenção ao lixo, principalmente sua dispensa, através de programa de orientação e da fiscalização, deixando ainda vários projetos planilhados em diversas áreas da infraestrutura. Apenas junto ao governo do Estado são quatro pontes, além da infraestrutura da Jabaquara e Prainha de Mambucaba e do Centro Esportivo da Ilha das Cobras, superando R$ 50 milhões em investimentos — calcula Fabrício.

Chuvas — A prova de fogo da secretaria de Obras de Paraty foram as chuvas que atingiram o município entre os dias 31 de março e 1º de abril do ano passado.

— Foram dezenas de desobstruções de estradas, limpeza de ruas e residências, remoção de lama. Tudo isso em tempo recorde. Com isso, a cidade pôde retornar à sua normalidade. Como exemplo da dimensão dessa catástrofe, temos o contrato que pactuamos com o Ministério de Desenvolvimento Regional, quando conseguimos o transbordo de material do nosso ‘Bota Espera’ para o aterro sanitário de Angra, em cerca de 9 mil metros cúbicos ali acumulados por nossas equipes de trabalho, que foram incansáveis — frisou Fabrício.

Nova sede — Durante a gestão de Fabrício, os funcionários da secretaria de Obras ganharam uma nova sede e uma das melhores estruturas de trabalho da prefeitura, com departamentos bem equipados e estrategicamente funcionando.

— Tivemos especial atenção com o transporte de nossos funcionários, em seu conforto e segurança. Recuperamos nosso maquinário e implantamos a identificação com o uniforme. Hoje, todos estão prontos para entrar em ação. Entrego a pasta com outra imagem, com uma reposta mais ágil e com melhor qualidade de trabalho, gerando ‘mais com menos’ — resumiu o ex-secretário.

Nenhum Comentário