Carros alegóricos retratam Centro Histórico de Paraty | Foto: Reprodução
É grande a expectativa de foliões, diretores e autoridades e da própria população que vai participar dos festejos, com a apresentação da Acadêmicos do Tatuapé no Carnaval de São Paulo. A agremiação paulistana se dispôs este ano a contar a rica história de Paraty com o enredo ‘Tatuapé Canta Paraty! Do Caminho do Ouro à Economia Azul. Patrimônio Mundial, Cultura e Biodiversidade. Paraty Cidade Criativa da Gastronomia’. A escola de Tatuapé desfilará na sexta-feira de Carnaval, dia 16.
Em entrevista ao site ‘Barracão’, carnavalesco Wagner Santos explicou como se dará a jornada que marcará várias etapas do desenvolvimento da cidade ao longo dos séculos.
— A ideia partiu de um dos componentes da escola, que fez o contato com a cidade de Paraty e a nossa diretoria. Desenvolvemos um enredo em homenagem à cidade que me deixou muito feliz. Tem pessoas que tem a mania de criticar os enredos ‘CEP’, mas eu gosto muito de desenvolver enredos que homenageiam cidades, certo lugar ou certas pessoas, porque eu acredito que não é fácil desenvolver — revelou ele.
Apoio — Parte da apresentação da escola recebeu apoio cultural do município e também de empresas da cidade. Esta aliás, não é a primeira vez que Paraty é homenageada. Em 2004, a Unidos de Vila Isabel, escola do Rio de Janeiro, também homenageou a cidade e ficou com o título do Grupo A.
— Para desenvolver um enredo que irá homenagear uma cidade você tem que transmitir a alma e o sentimento do povo do local. E você tem que trazer tudo isso de uma forma carnavalizada, onde as pessoas consigam ver aquela cidade que está sendo homenageada, que as pessoas consigam sentir as festividades, os passeios turísticos do local. Não é fácil. Tudo isso estamos retratando de uma maneira bem legal. A ideia é fazer uma viagem turística à cidade de Paraty — explicou Santos.
Os carros alegóricos já estão prontos e também serão facilmente identificados pela população e por quem conhece a cidade. Estão lá as festividades, a natureza, o casario colonial e, claro, as muitas manifestações da cultura e da gastronomia, ambas reconhecidas com títulos da Unesco em 2017 e 2019.
— É um roteiro turístico. Paraty tem um cenário maravilhoso e uma coisa muito bacana, que me emociona e que eu gosto muito. Aqueles casarões antigos, feitos pelos primeiros moradores da cidade. Nós vamos mostrar o Centro Histórico de Paraty, os locais mais procurados pelos turistas. Vamos falar da gastronomia e das festividades, além das belezas naturais com lugares encantadores. Retrataremos toda essa beleza e sutileza de uma artística, é claro, porque Carnaval é festa e alegria — garantiu.
Em 2022, a Acadêmicos teve problemas no desfile e acabou na 12ª colocação, a pior colocação da escola desde 2015. Para este ano, com o enredo de Paraty, a agremiação sonha em ir mais alto na tabela e disputar o título de campeã.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.