Amplamente retratada e filmada em dezenas de filmes nacionais e até internacionais, Paraty será agora enredo de escola de samba, pela primeira vez. No Carnaval de 2023, a escola de samba paulistana Acadêmicos do Tatuapé vai homenagear Paraty com um samba-enredo repleto de referências históricas e culturais. Na semana passada, os próprios diretores da agremiação foram à cidade dar a notícia ao prefeito Luciano Vidal (MDB) e ao vice-prefeito, Izaques Marendaz (PSB).
Para os diretores da escola, a cidade da Festa Literária Flip, da arquitetura colonial, do Caminho do Ouro, da natureza exuberante, Patrimônio da Humanidade, da gastronomia criativa, dos caiçaras, indígenas e dos quilombolas merece o reconhecimento na avenida do samba paulista.
‘Tatuapé Canta Paraty. Patrimônio da Humanidade!’ será o tema apresentado a Vidal e a secretários municipais. Em vídeo divulgado em conjunto com a escola, o prefeito exalta os vários títulos já conquistados pela Cidade Histórica.
— Paraty é cidade criativa em gastronomia, patrimônio mundial, cultura e biodiversidade — destaca Vidal.
De fato, Paraty, com sua cultura e biodiversidade unidas, tornou-se o primeiro sítio misto brasileiro com o título de Patrimônio Mundial em 2019. O reconhecimento pela Unesco considera a cultura viva do local, que é diferente de um sítio arqueológico. A cidade equipara-se em valor histórico e ambiental, por exemplo, a Machu Picchu, no Peru.
Antes, em 2017, Paraty entrou para a Rede de Cidades Criativas, também da Unesco, por conta da gastronomia. Um dos destaques nesta área e a farofa de feijão, prato essencial para os tropeiros do Caminho do Ouro nos séculos XVII e XVIII.
— Nosso objetivo, com a parceria, com o apoio e a confiança de vocês, é fazer sempre o melhor desfile da nossa vida. E neste ano, vamos fazer, mais uma vez, com a graça de Deus e com o apoio de vocês — prometeu Eduardo Santos, um dos presidentes da Acadêmicos do Tatuapé no vídeo de anúncio, ao lado do prefeito Vidal.
Título — Com a homenagem a Paraty, a Acadêmicos do Tatuapé pretende disputar seu terceiro título de campeã do Carnaval paulistano e será a segunda escola a desfilar no sambódromo do Anhembi no dia 17 de fevereiro do ano que vem, primeira noite do grupo Especial. A agremiação renovou contrato com todos os artistas e profissionais envolvidos no último desfile e e não terá alterações para a exibição do ano que vem.
(*) Publicado antes na edição impressa (nº 355).
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia mais: