Nas mudanças, as funções da secretaria de Esportes e Lazer passaram para gestão da secretaria de Educação. Já a secretaria de Planejamento foi adicionada à secretaria de Fazenda. As secretarias de Desenvolvimento Urbano e também de Habitação passaram a ser integradas à secretaria de Meio Ambiente. Em todos os casos, os secretários cujas funções foram extintas passam a condição de secretários-adjuntos. O decreto 001/2017 também determina que os novo secretários façam uma revisão na estrutura das secretarias com vistas a reduzir ainda mais as equipes gerenciais.
Casé justifica a decisão com base nas quedas de arrecadação dos últimos anos, sobretudo em 2015 quando a receita do município teve retração de 24%, elevando o comprometimento da prefeitura com as despesas de pessoal.
Nesta segunda, 9, Casé deu posse aos novos secretários. A novidade é a presença do ex-vice-prefeito Valdecir Ramiro, que foi adversário de Casé nas eleições de 2016. Valdecir aceitou ser o secretário de Assistência Social do município.
Alguns nomes da equipe foram mantidos, apesar de receberem novas atribuições. É o caso, por exemplo, da secretaria de Educação, onde permanece a professora Eliane Tomé. Na secretaria de Finanças (agora junta com o Planejamento) permanece o secretário Leônidas Santana. Também continuam os secretários de Cultura (Cristina Maseda), de Gabinete/Governo (José Antonio Garrido), o Controlador Geral do Município (Saulo Vieira), de Obras (Carlinhos Ribeiro), Guarda e Trânsito (Almir Botelho) e de Administração (Moreno Mello).
Entre as novidades no primeiro escalão, alguns nomes novos e outros que já estavam na estrutura da prefeitura. A secretaria de Saúde será comandada pela médica Martha Cardoso. A secretaria do Ambiente (com Habitação e Desenvolvimento Urbano) fica sob o comando de Fabrício Soares. O empresário Gabriel Costa, antes secretário-adjunto de Turismo, assume o comando da secretaria. Outro empresário, Roberto Kunihira, assume a secretaria de Agricultura e Pesca. Na Procuradoria-Geral do Município assume a advogada Jucélia de Sampaio Maeda, que era procuradora-adjunta.
Casé e o novo cice-prefeito Luciano Vidal acreditam que a unificação de pastas e a nova estrutura dará mais eficiência e resultados à gestão, além de reduzir gastos. Casé disse, durante a rápida posse do novo secretariado, que a nova equipe tem pessoas tecnicamente capazes e lideranças capazes de construir um futuro melhor para Paraty.
Com informações da assessoria de comunicação PMP
GOSTOU DESTE TEXTO?
Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Veja como assinar em http://www.tribunalivreangra.com.br/novotribuna/assine/