O pré-lançamento da Primeira Feira de Música Independente de Paraty (MIP) agita a programação cultural da cidade no fim de semana, atraindo artistas e profissionais autônomos da produção musical do Brasil. A programação inclui ‘Roda de Conversa’ sobre a indústria da música. Segue com a exibição da série ‘Intrépidos Independentes’ que apresenta os pioneiros da música independente no país e finaliza com palco aberto para quem quiser mostrar o seu talento na música. Na entrada, entrega de credenciais para os participantes inscritos pelo site. Não há valor fixo de ingresso, mas sim a sugestão de contribuição colaborativa.
O evento é realização do selo Zênitha Música, que surgiu em 2021 como desdobramento dos 23 anos de trabalho da Zênitha Produções, criada no Rio de Janeiro pela cantora e compositora Marianna Leporace e pela produtora executiva Sandra De Paoli. Uniram-se ao projeto ainda a cantora e compositora Cacala Carvalho e o organista, cantor e compositor Felipe Radicetti.
— O diferencial da Feira MIP está na inspiração para o evento que veio das experiências musicais dos artistas considerados pioneiros da música independente. Tudo vem sendo preparado com muito cuidado por nós a partir de reflexões contínua dos artistas, profissionais e amantes da música. No nosso site estão todos os detalhes dessa trajetória que nos trouxe até a realização da feira — ressaltou Marianna.
A equipe da Zênitha Música já vem organizando vários encontros em Paraty com os artistas locais. A partir do evento de pré-lançamento, os organizadores já trabalham para realizar no ano 2025 uma Feira maior e cheia de novidades, além de contribuir coletivamente com o processo de comercialização independente da música regional.
Sobre a programação, Felipe Radicetti acrescenta que, além da oportunidade do diálogo com a roda de conversa, é importante que todos conheçam a história da música independente no Brasil. Ele assina a pesquisa, o roteiro, a direção e apresentação da série de vídeos em 10 episódios de entrevistas com artistas autoprodutores que lançaram suas produções de forma independente no período histórico entre 1977 a 1987.
— A nova geração precisa saber quem são os pioneiros do movimento da música independente, que até hoje existe para estreitar cada vez mais os laços entre artistas e produtores musicais, em época das plataformas digitais para divulgar seus trabalhos — conta Felipe Radicetti.
Inscrições — Para o pré-lançamento da FeiraMIP o interessado no tema poderá se inscrever pelo formulário disponível no site, antecipadamente, fazendo uma colaboração espontânea. Quem não tiver feito a inscrição até o dia 7/12 tem a opção de ser credenciado na hora da entrada para o evento. A sugestão de valor mínimo é de R$ 30.
— A colaboração é importantíssima para um projeto sem patrocínio, embora neste momento seja uma opção voluntária de apoio ao nosso movimento — avisa a produtora Marianna.
Programação – Pré-lançamento da Primeira Feira de Música Independente de Paraty
Local: Casa da Cultura de Paraty | Centro Histórico
· 14h – Recepção/Credenciamento/Café
· 14h30 – Abertura com Zênitha
· 15h – Roda de Conversa: Que coletivo sou eu? – com representantes da Zênitha, coletivos locais e público.
· 17h – Encerramento – com representantes da Zênitha
· 17h30 – Exibição de Ep da série “Intrépidos Independentes” /Café
· 18h – Sarau da FeiraMIP com Palco Aberto
· 19h30 – Término do evento
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.