Plenárias e apresentações foram na Casa da Cultura | Foto: Divulgação/PMP

A cidade de Paraty realizou esta semana, entre a segunda e a terça-feira (dias 12 e 13), a segunda Conferência Municipal de Jovens pelo Meio Ambiente, com a temática ‘Vamos Cuidar das Águas’. O evento, de acordo com a prefeitura, promove a integração de jovens em diálogos sobre o uso sustentável da água, entre outros temas. A iniciativa do projeto foi apresentado pelo Coletivo AMA e teve a presença de mais de 500 jovens durante os dois dias.

Segundo lideranças do Coletivo, a conferência foi pensada para que os jovens, desde os mais novos, possam desenvolver um olhar diferente em relação ao meio ambiente. O evento teve apresentação de trabalhos e palestras na Casa da Cultura. No encerramento, os participantes ainda participaram de musicais e apresentação de alguns atores locais de comunidades tradicionais, entre outros artistas. O evento também terminou com a elaboração da ‘carta da juventude em prol do meio ambiente’.

O coordenador do Coletivo AMA, Samyr Mariano, afirma que os principais objetivos do encontro foram alcançados.

— Alunos da rede pública, estadual e privada atuam com protagonismo no evento, que busca dar voz, criar debates e oferecer soluções para problemas que o nosso território tem na questão ambiental. Buscamos trabalhar com as escolas a educação ambiental para que essa geração seja mais ativa, mais responsável e que tenha mais cuidado com toda a biodiversidade — afirmou o coordenador.

Já o secretário municipal do Ambiente, Vinícius Soares, destacou a importância da temática associada ao evento por ‘envolver a juventude nos diversos assuntos ligados ao setor público e passar as informações aos jovens para disseminar boas práticas para outras gerações’.

— Este momento também é importante para que a gente possa tirar as dúvidas e conseguir levar informações pertinentes para termos um controle da qualidade ambiental. O desenvolvimento sustentável do município vai partir dessa juventude, eles vão ser os próximos os próximos gestores da cidade — acredita o secretário.

A pesquisadora em desenvolvimento territorial e políticas públicas, Isabella Dias de Carvalho, que atua como coordenadora administrativa do Coletivo AMA, disse que a conferência atingiu um público diferenciado e qualificado também, permitindo, segundo ela, ‘que surjam diferentes percepções’. Desde a infância, ela crê, pode ser trabalhada a questão do meio ambiente e a inserção disso nas políticas públicas.

— A carta traz cinco problemas relacionados às fragilidades da região de Paraty e cinco soluções. Ela será apresentada posteriormente à prefeitura, ao município e também em nível estadual, sendo muito importante a participação social da juventude nesta elaboração — concluiu a pesquisadora.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome