O prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), e seu vice-prefeito Izaques Merendaz (PSB), participam em Curitiba (PR) de uma missão técnica do programa Turismo Futuro Brasil, uma iniciativa do Sebrae Nacional para 12 destinos turísticos brasileiros selecionados em uma parceria entre o Sebrae e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O secretário municipal de Turismo, Marcos Paulino, acompanha o prefeito.
A cidade de Paraty foi um dos 12 municípios selecionados, entre outras 79 cidades brasileiras, para participar do Programa Turismo Futuro Brasil, uma consultoria especializada e com a possibilidade de troca de experiências internacionais que permitirá acelerar a transformação da cidade em um destino ainda mais inovador e inteligente. A iniciativa vai aplicar estratégias de Destinos Turísticos Inteligente (DTI) nas cidades selecionadas.
— Nossa cidade ser contemplada no edital aprova a consolidação de um destino turístico inovador e sustentável, de forma alinhada às tendências globais, somando-se aos resultados positivos já experimentados por esta Administração nas diversas iniciativas em que apostamos na inovação como processo social. Nos próximos dias estaremos começando a planejar e a executar as atividades de inovação para Paraty se tornar Destino Turismo Inteligente. Isso vai contribuir para melhorar o turismo da nossa cidade, aumentar a oferta de emprego e boas experiências para os turistas — afirma o prefeito Luciano Vidal.
No modelo adaptado à realidade brasileira são trabalhados nove pilares dentro do DTI: governança, acessibilidade universal, sustentabilidade, inovação, promoção e marketing, mobilidade e transporte, tecnologia, criatividade e inovação. Entre os objetivos principais de um destino turístico deve estar oferecer uma experiência mais enriquecedora para quem o visita e, ao mesmo tempo, garantir que os impactos positivos do turismo tragam benefícios para a vida dos cidadãos.
De acordo com o secretário de turismo, Marcos Paulino, serão desenvolvidas ações efetivas para colocar as estratégias em prática. Além disso, as ações mais relevantes contarão com o apoio na fase de implementação.
— Todo o trabalho será uma construção conjunta com as cidades, para que as ações de fato atendam às diferentes realidades locais e tenham continuidade ao longo do tempo — disse ele.
Doze destinos turísticos no Brasil foram escolhidos e serão apoiados, ampliando a quantidade de destinos inicialmente planejada. No Sudeste foram escolhidos, além de Paraty, as cidades de Ilhabela (SP) e Belo Horizonte (MG).
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.