A prefeitura de Paraty faz planos para prestar uma homenagem à pintora Djanira (1914/79), um dos grandes nomes da arte brasileira e que viveu um período em Paraty, na localidade do Corumbê. O prefeito paratiense, Luciano Vidal (MDB), levou a secretária de Estado de Cultura do Rio, Danielle Barros, até a casa que foi da artista e propôs a criação de um espaço dedicado à artista no município.
— A pintora viveu em Paraty, no Corumbê, e aqui vamos fazer um espaço cultural para que as pessoas conheçam o trabalho de Djanira. Conto com apoio do Governo do Estado neste projeto — disse o prefeito Vidal em suas redes sociais.
Com uma temática predominantemente brasileira, Djanira reproduziu em sua obra, a paisagem nacional em um estilo chamado de arte primitiva, com linhas e cores bem vivas. Em sua obra coexistem uma diversidade de cenas, como as festas folclóricas, as temáticas religiosas, o cotidiano dos tecelões, os colhedores de café, os batedores de arroz, os vaqueiros etc.
A pintora ainda tem quadros expostos no Museu Nacional de Belas Artes e foi a primeira artista latino-americana a ser representada no Museu do Vaticano, com a obra ‘Sant’Ana de Pé’. Ela faleceu de causas naturais em sua casa no Rio de Janeiro em 1979.
(*) Publicado antes na edição impressa. Foto: Reprodução
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia mais: