O diretor do departamento de Patrimônio Mundial, Gabriel Costa, dá entrevista na Casa Paratiense | Foto: Divulgação/PMP

O município de Paraty está participando da 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco. O evento acontece em Santos (SP) desde a segunda-feira, 18, e reúne representantes de cidades criativas de todo o mundo para compartilhar políticas prósperas, boas práticas e pensamentos sobre cultura, a criatividade e a economia criativa no contexto urbano.

Paraty está neste seleto grupo desde outubro de 2017, nomeada como ‘cidade criativa da gastronomia’ em virtude do dinamismo do setor e a força de sua cadeia produtiva desde a terra e o mar até à mesa de centenas de restaurantes do município.

A participação de Paraty no evento é coordenada pelo departamento de Patrimônio Mundial da prefeitura, em conjunto com a secretaria de Cultura. O Stand Paraty – Casa Paratiense levou ao local elementos da cidade como a porta colonial, os lustres produzidos pela artesã Cátia Bento, natural do Quilombo do Campinho, além da canoa e barco produzidos no Mamanguá, remo em papel machê da artista plástica Ana Claudia Vieira e fotos de Luciana Serra, Ângelo Godoy, Marcos Prado e Rafaela Marsico, além de ervas aromáticas que remetem ao tempero da rica culinária local. Cachaças, é claro, não podiam faltar aos visitantes no espaço projetado pela arquiteta Zaira Gon.

Ao longo do evento representantes de Paraty planejam apresentar suas riquezas no segmento criativo, além de degustação de comidas típicas e doces de nossa região. Na quinta feira, dia 21, uma aula-show de gastronomia será apresentada pelo próprio prefeito Luciano Vidal (MDB), com seu camarão casadinho.

O tema do evento é ‘Criatividade, Caminho para a Igualdade’. As cidades-membro vão refletir de forma coletiva sobre estratégias e iniciativas de desenvolvimento sustentável, além de debater a desigualdade social. Na conferência, serão realizadas seis sessões sobre África e Sids (Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento); Igualdade de Gênero, Juventude e Grupos Marginalizados; Resiliência Climática; Cooperação Internacional; Inovação e Tecnologia e Recuperação Pós-Pandêmica.

Foto: Divulgação/PMP

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia mais:

http://br918.teste.website/~tribu449/paraty-recebe-evento-em-comemoracao-ao-centenario-de-ariano-suassuna/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome