Paraty está afinando a orquestra para a gestão da cidade nos dias de fim de ano e início de 2023. Sob a gestão do prefeito Luciano Vidal (MDB), a administração do município se prepara para o aumento do número de turistas e, claro, para assegurar a infraestrutura para os próprios munícipes. Nesta quarta-feira, 28, detalhes foram finalizados antes da entrada em operação da ação de réveillon.
O prefeito Vidal conduziu o encontro com secretários municipais e representantes de órgãos de segurança e infraestrutura para discutir a logística e as medidas preventivas em virtude da expectativa de grande fluxo de turistas na cidade para os festejos. Ficou definido, por exemplo, que as obras na estrada Paraty-Cunha (RJ-165) serão paralisadas entre esta quinta-feira, 29, e a segunda-feira, 2 de janeiro. A estrada recebeu ações emergenciais de tapa buracos, no trecho ainda não recuperado, e terá reforço na sinalização e uma operação ‘pare-siga’ para orientar os motoristas nos trechos mais problemáticos. Representantes do Departamento de Estradas do Rio (DER-RJ) recomendaram que os moradores evitem acessar a estrada nos horários de pico, a não ser em casos de extrema necessidade.
A reunião também discutiu o abastecimento de água na cidade e na zona rural. A concessionária Águas de Paraty informou que as estações de tratamento de água estão operando plenamente para garantir o abastecimento durante todos os dias. Equipes extras estarão de plantão com máquinas e caminhão-pipa se houver necessidade de atendimentos pontuais. Na zona rural, o telefone (24) 3371-9510 estará disponível para ocorrências eventuais. Os moradores também poderão acionar o Departamento de Água e Esgoto (DAE) no caso de falta ou desabastecimento momentâneo.
Com relação à segurança, ficou definida uma operação integrada pelas forças que atuam no município, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e a Polícia Rodoviária Federal. Os efetivos serão reforçados e haverá um trabalho especial de policiamento nos locais onde haverá queima de fogos e shows para comemorar o início de 2023.
Paraty é um dos destinos turísticos mais procurados do interior do Estado e a expectativa do setor de turismo é ter 100% de ocupação na rede de hotéis e pousadas neste fim do ano.
Foto: Divulgação/PMP
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
Somos o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho.
Leia também: