Alarmada com a divulgação de dados antigos sobre as estatísticas de violência na cidade, a prefeitura de Paraty realizou no início do mês o seminário ‘Paraty Mais Segura’ reunindo autoridades e representantes de organismos de segurança para um diagnóstico sobre as ações que estão sendo feitas para enfrentar o problema. A avaliação geral dos envolvidos é a de que a sensação de segurança em Paraty hoje é muito melhor que há dois anos.

— Estamos trabalhando em várias áreas e claro, isso é percebido na redução de todos os índices de violência e ocorrências. O município faz sua parte na prevenção e as Polícias atuam cada vez mais na repressão e prisão de marginais. A sensação de segurança aumentou muito — avaliou o prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), que coordenou a reunião.

Além da prefeitura, participaram o delegado Marcelo Russo, da 167ª Delegacia, com um grupo de investigadores, o comandante do policiamento de área, capitão PM Loschiavo, e representantes do Poder Judiciário. O delegado apresentou dados sobre a queda nos principais indicadores de violência e o aumento no número de prisões, apreensão de drogas e armas e inquéritos instaurados, dados que, segundo ele, comprovam eficiência da Polícia.

— Segurança pública não é responsabilidade de um setor apenas. É tarefa de toda a sociedade. Este apoio reflete nos nossos resultados, que estão entre os melhores do Estado — afirmou o delegado Marcelo Russo.

Entre os indicadores que tiveram queda em 2019, na comparação com 2018, está o número de homicídios. Foram 15 até outubro contra 49 no mesmo período do ano passado. Os furtos caíram de 120 para 67 este, com queda de 55%. Aumentaram porém, os registros de ocorrência, com destaque para os autos de prisão em flagrante (120 em 2018 contra 70 este ano) e as ocorrências em virtude da lei Maria da Penha (agressão contra mulheres) que saltaram de 140 para 174. As prisões em flagrante tiveram aumento de 60% de um ano para o outro. Sinal, segundo Marcelo Russo, da qualidade da ação integrada entre as Polícias Civil e Militar e da credibilidade alcançada pela equipe da 167ª DP junto à população.

Educação — No campo da prevenção, o prefeito Luciano Vidal destacou ações empreendidas de forma direta pela prefeitura desde 2013, com destaque para a contratação de policiais por meio do programa Proeis para ações na praça da Matriz e a avenida Roberto Silveira; e a reestruturação da Guarda Municipal, além de investimentos de natureza preventiva nas áreas de educação, cultura, esporte e juventude. O prefeito lamentou, porém, que a prefeitura não tenha condições de assumir integralmente as ações de segurança pública, que são de responsabilidade do Governo do Estado.

— Assumir as responsabilidades de outras áreas, a gente até pode. Mas está ficando pesado e acabamos tendo de tirar de outras setores e do investimento na cidade — criticou o prefeito.

Com informações da assessoria de imprensa da Firjan.

Fotos: Divulgação/Firjan

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome