Paraty inicia obra para tratar 100% do esgoto da Vila de Trindade

0
313

Prefeito Vidal anunciou os investimentos em reunião com a comunidade | Foto: Divulgação/PMP

Com a disposição de elevar os índices de esgoto coletado e tratado em toda a cidade e a exemplo do que já está acontecendo na região do centro urbano da cidade, a prefeitura de Paraty avançou agora em direção à Vila de Trindade.

Na quinta-feira, 29, o prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), assinou a ordem de serviço para o início das obras de coleta e tratamento de 100% do esgoto sanitário da Vila de Trindade. Serão investidos cerca de R$ 5,5 milhões na construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), duas elevatórias e dos ramais coletores. Os recursos são de uma linha de financiamento da Agência de Fomento do Governo do Estado (AgeRio), captados pela prefeitura com aval de recursos próprios. O evento de assinatura aconteceu em Trindade, apesar da chuva e frio, e reuniu secretários, vereadores, líderes comunitários e moradores da localidade.

O prefeito Vidal foi à Vila acompanhado de secretários e, ao lado da comunidade e da empresa vencedora da licitação, assinou a ordem de serviço para o início das obras.

— É um momento histórico. Nenhum governo olhou tanto para a questão ambiental quanto o nosso. A Vila de Trindade representa parte da história de Paraty graças a essa comunidade que fez esse paraíso se tornar um lugar conhecido até no exterior. Além disso, Trindade é uma das principais portas de entrada do turismo de Paraty. Hoje, estamos realmente entregando um valioso investimento aos moradores — disse Vidal.

O prefeito lembrou que o projeto do governo é tratar 100% do esgoto de toda a cidade até o final de 2024. As obras de construção do sistema de esgotamento sanitário de Trindade devem durar cerca de 8 meses. De acordo com o secretário de Obras, Fabrício Soares, a primeira etapa será a construção da estação de tratamento a ser localizada na Praça Dão.

— Depois faremos a construção dos ramais e das elevatórias. É uma obra muito importante que irá garantir uma Vila de Trindade sem poluição e a proteção dos mananciais por muitos anos — acredita o secretário Fabrício.

Secretário Fabrício assina ordem de serviço para a obra | Foto: Divulgação/PMP

Cronograma — A secretaria de Obras disse que está desenvolvendo com a empresa vencedora da licitação, um cronograma de obras que visa minimizar os impactos causados pelas intervenções, especialmente durante o verão. O governo irá se reunir com seis associações da Vila de Trindade para construir este cronograma com a participação dos moradores.

— Buscamos o melhor modelo para evitar grandes transtornos. Uma coisa é certa: a obra passa e a melhoria fica — disse Fabrício.

Mudanças no sistema de abastecimento de água
Além da assinatura da ordem de serviço, a visita do prefeito rendeu ainda aos mais de 2 mil moradores da Vila de Trindade a entrega o novo sistema de captação e distribuição de água. As intervenções tiveram o aval da diretoria do Parque Nacional da Serra da Bocaina e órgãos ambientais para que a reformulação na captação fosse autorizada na área da unidade de conservação. Segundo a secretaria de Obras, foram investidos R$ 450 mil com recursos próprios da prefeitura.

— Com as obras no sistema de abastecimento de água, vamos reduzir e muito o problema da falta de água, principalmente, no período da alta temporada quando Trindade recebe mais de 5 mil pessoas por dia. É mais uma vitória para esse paraíso e essa comunidade tão maravilhosa —previu o prefeito Vidal.

A secretaria de Obras informou que, em breve, irá iniciar os estudos para construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) na Vila de Trindade.

Foto: Divulgação/PMP

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/prefeito-de-paraty-vistoria-obras-de-esgotamento-sanitario-por-toda-a-cidade/

Nenhum Comentário