A cidade de Paraty ganha hoje, 15, sua segunda sala de cinema pública, por meio do projeto Cine+, que tem apoio de empresas privadas e do Governo do Estado. O novo espaço será inaugurado na avenida Roberto Silveira, no Centro comercial da cidade. Com capacidade para até 100 pessoas, a implantação do o projeto está dividida em três etapas e tem a curadoria de filmes espelhada na programação do Cinema da Praça, que já funciona desde 2018. O Centro de Difusão, Fomento e Desenvolvimento Cultural, Turístico e Social também vai oferecer, além da sala de exibição multiuso, área de convivência e praça de alimentação.
Após a inauguração de quatro projetos idênticos no Estado, Paraty encerra a série de investimentos com a entrega de hoje e a presença aguardada do vice-governador Thiago Pampolha (PP), da atual secretária de Estado de Cultura, Danielle Barros e das autoridades locais, incluindo o prefeito Luciano Vidal (MDB) e o secretário municipal de Cultura, José Sérgio Barros. Representando as instituições parceiras na iniciativa, representantes da Enel também acompanham a abertura, além do gestor de projetos, Felipe Milhouse, da Quitanda Soluções Criativas.
A sala de exibição da Rede Cine+ em Paraty, construída a partir de outubro de 2022, está sendo implementada pela Quitanda Soluções Criativas, além da prefeitura, Governo do Estado do Rio e Enel Brasil, por meio de Lei de Incentivo Estadual.
Desde 2018, Paraty tem a única sala de cinema pública do Estado. O Cinema da Praça, inaugurado durante a gestão do ex-prefeito Casé (2013-19). A sala exibe filmes diariamente, de forma gratuita, e funciona no mesmo sobrado que antes abrigou o Cine São Jorge, ou o ‘cinema do seu Pedro’, que ali funcionou até meados dos anos 70.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.