Paraty sedia o 1º encontro “Comunicação e Patrimônio Cultural Brasileiro”

0
622

Na intenção de promover um debate sobre as formas de promoção das cidades e patrimônios brasileiros, por meio de estratégias que dialoguem com as comunidades tradicionais e o turismo sustentável, acontece entre os dias 30 de maio e 2 de junho, na unidade Sesc Santa Rita (Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico, Paraty, RJ), o 1º encontro “Comunicação e Patrimônio Cultural Brasileiro”.

Durante o evento, jornalistas, estudantes de comunicação e comunicadores em geral terão a oportunidade de refletir sobre as ferramentas e as especificidades do conceito patrimônio cultural e formas de divulgação. Vale ressaltar que o Brasil tem 17 sítios inscritos na lista do Patrimônio Mundial da Unesco, e Paraty é uma cidade que vêm tentando há anos obter esse reconhecimento.

As inscrições para oficinas e cursos podem ser efetuadas presencialmente na Unidade Sesc Santa Rita (Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico) ou pelo e-mail inscricoes.ccsp@sesc.com.br. Todas as atividades são gratuitas, e mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 3371-4516 / 3371-8415.

 

Programação

 

30 de maio, quinta-feira

 

19h – Sob a mediação do jornalista Ricardo Soares acontece a abertura do evento, com a palestra do indigenista e cineasta Vincent Carelli, que criou em 1986 a ONG Vídeo nas Aldeias, que forma cineastas indígenas. Ganhador de vários prêmios, Carelli é o diretor de documentários que tratam dos quase invisíveis povos originários no Brasil, como “O espírito da TV” (2010), “Martírio” (2017) e “Corumbiara” (2009).

 

31 de maio, sexta-feira

 

9h às 12h/ 19h às 22h – Vivência Fotográfica Patrimônio Cultural, com Márcio Vasconcelos;

 

14h às 17h – Mesa redonda “O que é Patrimônio Cultural Brasileiro”;

 

17h – Apresentação da candidatura “Paraty: Cultura e Biodiversidade” ao Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, com a secretária de Cultura de Paraty, Cristina Maseda, e Jeanne Crespo, representante da Superintendência Estadual do IPHAN Rio de Janeiro;

 

19h às 21h – DOCs na Sala de Cinema – Capacidade 25 pessoas – Livre.

 

1º de junho, sábado

 

9h às 12h – Mesa Redonda – Comunicação e as diferentes narrativas;

 

14h às 17h – Mesa Redonda Comunicação e Cultura Popular;

 

19h às 22h – Finalização da Vivência Fotográfica Patrimônio Cultural, com Márcio Vasconcelos;

 

19h às 21h – DOCs na Sala de Cinema – Capacidade 25 pessoas – Livre.

 

 2 de junho, domingo

 

11h às 13h30 – Conversa com Ivana Bentes. A Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ encerra as mesas de bate papo. Um momento de reflexão sobre a comunicação e as novas tecnologias;

 

14h às 17h – Roda de Conversa Comunicação e Patrimônio Cultural Brasileiro;

 

19h às 21h – DOCs na Sala de Cinema – Capacidade 25 pessoas – Livre.

 

 Atividades Paralelas:

 

31 de maio, sexta-feira

 

9h às 12h / 14h às 17h – Oficina Educação Patrimonial: Como contar a nossa história?

 

 

Fotos: divulgação / Prefeitura de Paraty

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

 

Nenhum Comentário