Para o ministério do Turismo, Angra dos Reis é a ‘menina dos olhos’ do governo federal. Pelo menos na opinião do atual ministro da pasta, Gilson Machado Neto, que, apesar de ter a origem nordestina, encheu a cidade fluminense de elogios durante uma audiência virtual na terça-feira, 23, a pedido da deputada federal Clarissa Garotinho (Pros/RJ). A reunião serviu exatamente para discutir projetos de desenvolvimento turístico para alguns municípios do Estado do Rio.
— O Estado do Rio tem vocação para ser o maior portal de turismo da América Latina. Veja Angra: ela é melhor (do que o Caribe) não apenas pelo que tem, mas também pelo que não tem. Não tem maremoto, não tem terremoto, não tem furacão, nem excesso de sargaço, como acontece no Caribe por alguns meses do ano (…). Infelizmente a gente ainda vê o turismo como patinho feio — disse Gilson Machado Neto, segundo relato feito pela deputada ao Tribuna Livre.
A audiência foi provocada por Clarissa na tentativa de aproximar alguns municípios do Ministério, para análise e estruturação de projetos turísticos. A deputada aproveitou para agradecer pela escolha da cidade do Rio como a sede da Embratur na região Sudeste. Gilson disse que a decisão ‘não foi política, mas técnica’, visto todo o potencial da cidade para o setor.
— Acho que o ministro é uma pessoa que entende muito do riscado. Trabalho com questões relacionadas a turismo faz muito tempo, e é bom ver que ele entende a necessidade de aproveitar os potenciais turísticos de cada região. Os elogios a Angra são mais do que merecidos. E temos outros municípios com grandes possibilidades ainda não exploradas minimamente. Meu gabinete está à disposição para buscar projetos, parcerias e recursos — disse Clarissa Garotinho (foto), que foi responsável, quando vereadora do Rio, pela revisão do Plano Diretor de Turismo da capital.
Desde a primeira década dos anos 2000, Angra dos Reis é considerada um dos 65 municípios indutores do turismo no país. Ao lado de Paraty e Búzios, é também um dos três destinos turísticos mais visitados do Estado do Rio de Janeiro.
Fotos: Divulgação
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: