No início deste mês estive visitando cidades turísticas do Nordeste, a convite de operadores de turismo locais, para conhecer algumas práticas e novas ideias para o nosso destino Angra dos Reis e Paraty. Fui até lá para aprender. Isso mesmo! Aprender é um ofício que devemos cultivar todos os dias a fim de desenvolvermos novas e melhores práticas nos nossos negócios e no dia a dia.
Entre os destinos que visitei estavam Cabo de Santo Gostinho e Porto de Galinhas, ambos em Pernambuco, e também Maragogi, no Estado de Alagoas. Importante destacar que em cada uma das cidades o grupo foi recebido pelos secretários de turismo locais, que aproveitaram a oportunidade para fazer a apresentação de seu destino, dos atrativos e do trabalho de ordenamento e divulgação.
Há algumas situações que merecem destaque. Entre os serviços turísticos está o tradicional passeio de buggy. Em cada uma das cidades o serviço só pode ser feito por operadores e veículos cadastrados numa associação. Os ‘piratas’ são interpelados pela Polícia e terminantemente proibidos de trabalhar. Há ordem e ela é seguida. Já os hotéis e pousadas também não contratam ‘piratas’, mesmo que o preço seja mais atraente. Os profissionais associados são obrigados a seguir um padrão de qualidade e há um preço tabelado. O mais importante é que toda a cadeia do setor entende que, além da qualidade e da segurança que o profissional de turismo deve oferecer a seus clientes, este operador deve ser protegido por um órgão regulador que controla e organiza a atividade. Este papel cabe ao Poder Público local.
Acho relevante destacar também a importância de um calendário de eventos. A vacinação contra a Covid-19 está avançando de forma confortável para já se pensar em eventos planejados e futuros. Mas é necessário que este calendário tenha ampla divulgação e seja feito atendendo a necessidades turísticas da cidade. Neste momento o Convention & Visitors Bureau tem um papel muito importante pois representa o trade turístico exatamente com este objetivo.
Levantamentos dos maiores operadores de turismo indicam que ao alcançarmos de 60 a 70 milhões de brasileiros totalmente imunizados, o turismo no território brasileiro irá crescer de forma surpreendente. Precisamos estar preparados ou vamos perder uma excelente oportunidade.
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(*) Marc Olichon é empresário. É presidente do Angra e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau (ACVB).
- Fotos: Arquivo Pessoal
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