Em mais uma etapa da operação Virada Ambiental, a prefeitura de Mangaratiba derrubou três construções irregulares em Itacuruçá nesta terça-feira, 13. Uma força-tarefa precisou ser montada após o descumprimento de embargos já determinados anteriormente. De acordo com o governo municipal, uma ponte de madeira e um muro construídos na área da invasão (ao lado da estrada RJ-014) também foram demolidos.
A ação visa conter o aumento de invasões, construções irregulares e problemas ambientais, bem como, o uso ilegal do solo público, que têm sido constantes em Mangaratiba nos últimos anos. Durante a operação, agentes da prefeitura chegaram a ser confrontados e atacados pelos invasores, que também lançaram ferramentas sobre os representantes públicos.
Cabe destacar que todas as construções derrubadas já foram interditadas e mesmo assim passaram por ampliações, desrespeitando o trabalho realizado anteriormente pela fiscalização.
Os responsáveis pelas construções foram notificados, os embargos reaplicados, e bolsas de equipamentos apreendidos, incluindo britadeira, marretas, martelos, além de furadeiras, máquina de solda, cavadeira, entre outros.
A ‘Virada Ambiental’ é um trabalho conjunto realizado por equipes das secretarias de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Segurança e Trânsito, Obras e Infraestrutura, além de agentes da Polícia Militar, e do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal. O enfrentamento da questão ambiental na cidade é uma das prioridades da gestão do atual prefeito Luiz Cláudio (Progressistas), eleito em 2024.
(*) Com informações da prefeitura de Mangaratiba.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.