Furto de energia impacta severamente no valor da tarifa | Foto: Arquivo

A operação Energia Legal, realizada pela distribuidora de energia Enel em conjunto com a Polícia Civil na semana passada, identificou 380 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências em Angra dos Reis. Uma pessoa foi presa em flagrante por furto de energia. Além da prisão, a operação levou ao registro de uma ocorrência na delegacia relacionada a fraude no consumo de energia, como ligação direta na rede, sem passar pelo medidor. 

A ação de combate a irregularidades e furtos, está em sua 34ª edição e já identificou furto de energia em mais de 15 mil clientes, sendo 13.907 residências e 1.235 comércios nas 23 cidades por onde passou desde o fim de 2019.

— O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa, em conjunto com a Polícia Civil, promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, assim como os bons resultados operacionais, geram benefícios tanto para a companhia quanto para os clientes — afirmou Ricardo Lima, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.

Durante os dias de operação, a distribuidora ofereceu atendimento móvel a 55 clientes do município, que puderam solicitar segunda via de conta, troca de titularidade e parcelamentos de dívidas, por exemplo. Nesta edição, a companhia também efetuou a troca de 39 geladeiras de moradores da cidade por modelos mais eficientes. No total, 160 pessoas se inscreveram na iniciativa. Também forneceu dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 177 pessoas por meio de palestras educativas e realizou troca de 131 lâmpadas por modelos LED, mais eficientes. 

A distribuidora realizou ainda ações educacionais sobre fontes de energia com crianças e jovens, utilizando maquetes interativas e recursos audiovisuais. A companhia ofereceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que concede descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.

Furto prejudica distribuição — Além de ser crime, com pena prevista de até oito anos de reclusão, as ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica. Estima-se que se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade a nossos leitores. Fortaleça o nosso trabalho e faça sua assinatura.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/em-audiencia-publica-eletronuclear-ajusta-volta-de-obras-para-setembro/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome