O Observatório Nuclear em Angra dos Reis recebeu 68.149 visitantes durante o ano de 2024. O número é muito próximo do recorde já registrado, em 2023. Nos últimos meses tanto o observatório como a Trilha Porã, ambos geridos pela Eletronuclear, ampliaram o horário de atendimento no âmbito de uma iniciativa para transformar as instalações em locais de atrativo turístico local.
O chefe do Departamento de Relações Públicas da Eletronuclear, José Hidelberto Chahim, responsável pelas visitas, explicou que além de colocar um outdoor iluminado em frente à entrada do Observatório, o horário de atendimento foi estendido em duas horas. Além disso, o Observatório possui maquetes, vídeos e instrutores que explicam o funcionamento da usina.
— Fechávamos às 17h e agora que ampliamos para mais tarde conseguimos atender às pessoas que saem da praia, por exemplo. Estamos tendo um movimento muito significativo neste verão. Tem carros parando fora do estacionamento e as pessoas ficam muito satisfeitas, porque conseguimos aumentar nossa nota de 4.7 para 4.9 na avaliação do Google. Isso é muito importante para ajudar a desmistificar a energia nuclear — avaliou Chahim.
A Trilha Porã, que funcionava de quarta-feira a domingo, agora também funciona todos os dias, o que contribuiu para chegar a 3.422 visitantes em 2024. Os horários são restritos ao dia para evitar que alguém se perca no período noturno. Além de conhecer a trilha em si, o passeio também é uma oportunidade de saber mais sobre os projetos ambientais liderados pela Eletronuclear.
— É uma trilha muito tranquila, as pessoas podem ir sozinhas, embora sempre façamos questão de ter acompanhantes. Em alguns casos, os visitantes vão com rádio comunicador e se não fizerem contato em até uma hora e meia, vamos buscá-las. Nunca tivemos ocorrências, mas segurança é a prioridade da Eletronuclear e por isso nos precavemos. A trilha está aberta pelo maior período de sua administração desde que passou para a gestão de nosso departamento — explicou o gestor do espaço.
As visitas ao Observatório Nuclear podem ser realizadas das 7h30 às 19h, todos os dias. Já a Trilha Porã fica aberta das 8h às 16h, também diariamente. Em ambos casos, a entrada é gratuita.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.