Núcleo de Tarituba da Escola de Patrimônio recebe oficina de palhaçaria

0
240

Os palhaços Massaroca e Mulambo | Foto: Divulgação

A palhaçaria, assim como o circo, é uma arte milenar que sobreviveu a diversas gerações e continua levando diversão e alegria a crianças, jovens e adultos. Pensando na promoção do entretenimento, democratização de acesso à cultura e também na formação de plateia, a Escola de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro promove no dia 30 de setembro, a oficina de palhaçaria com a Cia Bambulengo. A ação será realizada no Centro de Referência Ciranda Tarituba, a partir das 16h30. 

A atividade faz parte da Escola de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, que conta com o patrocínio da Petrobras e da secretaria de Estado de Cultura do Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e realiza mensalmente eventos e oficinas gratuitos de patrimônio imaterial, economia criativa e meio ambiente, em cinco cidades.

A oficina de palhaçaria atenderá a 30 pessoas, a partir dos seis anos de idade. Os participantes terão oportunidade de despertar o corpo brincante em cenas e jogos de palhaço que atravessam o tempo. O espetáculo conta com cenas clássicas da palhaçaria, teatro de mamulengos, mágica, bonecos, música e brincadeiras interativas. Diogo Machado Coutinho, diretor da Cia, reforça que a vivência dentro do grupo é de troca entre saberes tradicionais, experiências artísticas, estéticas e de modos de vida que foram construídos ao longo de muito tempo.

— Há uma identificação, uma travessia comum na formação das comunidades caiçaras e da palhaçaria: ambos se estabeleceram nessas regiões entre paisagens, caiçaras, entre a vegetação e a água, e a palhaçaria na região limítrofe entre as linguagens, como música, artes circenses, teatro, comicidade, drama e poesia. Gostamos de pensar que ambos se parecem nesse sentido, não se definem nem em terra nem em mar, são tudo ao mesmo tempo — explica.

A Cia Bambulengo é formada pelos palhaços Massaroca, Bololô, Poé e Lamparina. Nasceu em 2013 com a proposta de ser leve e flexível como bambu, para levar o riso e a alegria, através da palhaçaria, da música e dos números circenses. A trupe já circulou pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Rio e Bahia com o espetáculo ‘Nas Ruas do Coração de um Palhaço de Rua’. Além dos espetáculos, a Cia Bambulengo também ministra oficinas de fabricação de instrumentos musicais, brinquedos populares e comicidade musical para projetos educativos, escolas e instituições socioculturais. 

SERVIÇO: 
Oficina de Palhaçaria: Cia Bambulengo
Data: 30/09 | Sexta-feira – 16h30
Local: Centro de Referência Ciranda de Tarituba – Rua Joaquim Meira n. 9 – Tarituba Paraty
Mais informações: alessandracostadivulga@gmail.com ou (21) 97618 0422 

Para saber mais sobre a Escola de Patrimônio Imaterial do Rio, siga a rede social em @patrimonioimaterialrio (Instagram) ou no site.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Nenhum Comentário