Prefeito registrou encontros nas redes sociais | Foto: Reprodução

Mesmo em final de gestão, o prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), segue registrando nas suas redes sociais suas últimas ações como gestor na Cidade Histórica. Na semana passada, o prefeito esteve na sede da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) para a assinatura do contrato de equilíbrio financeiro entre a prefeitura, a Agência, a concessionária Águas de Paraty e o Fecam, Fundo Estadual de Conservação Ambiental do Rio. A adequação visa assegurar a continuidade das obras de saneamento e tratamento de água no município.

Desde 2015, a gestão do saneamento em Paraty é feita pela concessionária Águas de Paraty. O acordo permitiu ao município, em menos de 10 anos, acabar com a escassez crítica de água nos períodos de alta temporada e dar início ao saneamento em praias e na zona urbana da cidade. As obras de grande porte iniciadas pelo próprio Vidal em 2022 ainda estão em andamento.

Da Agenersa, o prefeito e uma comitiva integrada pelo diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Zé Pital e a secretária de Turismo, Sandra Barros, seguiram para encontro na secretaria de Estado do Meio Ambiente. Em pauta também, a prestação de contas e o termo aditivo referente ao repasse do Fecam destinado à construção da estação de tratamento de esgoto (ETE) e ao saneamento da região urbana. Um projeto de saneamento para a Prainha de Mambucaba, orçado em R$ 23 milhões, também estava na pauta. A contratação das obras, segundo Vidal, será feira pelo Instituto Estadual do Ambiente do Rio (Inea/RJ).

— Aproveitamos o encontro para atualizar o andamento das obras do programa ‘Rio Margens’, que contemplará a área entre o Condomínio da Caixa e o rio Matheus Nunes, com a construção de uma área de lazer e revitalização. A empresa responsável já visitou o local, e o próximo passo será apresentar o projeto aos moradores para iniciar às obras — afirmou Vidal.

O prefeito ainda teve encontros para tratar do Fórum Internacional sobre o Clima e Soluções no Brasil, que acontecerá em Paraty em 2025, e em agenda com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Bernardo Rossi, para ratificar os projetos de saneamento e preservação ambiental em andamento no município, incluindo a continuação do programa ‘Limpa Rio’ em 13 bairros, com a contratação de moradores locais para a limpeza braçal dos rios.

Vidal deixará a prefeitura de Paraty em 31 de dezembro deste ano, após quase seis anos de gestão. Ele assumiu o governo da cidade em 2019, após a cassação do prefeito reeleito Casé Miranda (2013-19) e foi reeleito em 2020. Nas eleições deste ano, o grupo político de Vidal e Casé apoiaram a candidatura da advogada Carla Lacerda (MDB), derrotada pelo ex-prefeito Zezé Porto (Republicanos), que volta ao comando da cidade após intervalo de 12 anos.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.