O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) realiza nesta quinta-feira, 7, uma operação para prender 22 policiais militares acusados de cobrar propina de comerciantes na Baixada Fluminense. A ação está sendo feita em conjunto com a Corregedoria da Polícia Militar.
De acordo com o MPRJ, os policiais saíam às sextas-feiras para fazer o chamado ‘tour da propina’ em Nova Iguaçu. Ao menos 54 estabelecimentos comerciais tinham de pagar valores aos policiais militares do 20º Batalhão da PM.
Os policiais usavam um carro da própria corporação para fazer a tal ronda e os policiais recebiam a propina de duas formas: ou alguém se aproximava do carro e entregava o dinheiro ou um dos policiais entrava na loja para recolher a quantia.
Os alvos do esquema incluíam estabelecimentos de reciclagem, ferros-velhos, distribuidores de gás e lojas de material de construção. Além de dinheiro, os policiais recolhiam engradados de cerveja em depósitos e frutas em um mercadinho.
O pedido de prisão dos policiais foi feito pela própria corregedoria da PM, com base em investigações da delegacia de Polícia Judiciária. Eles foram denunciados por corrupção passiva, negativa de obediência e organização criminosa.
(*) Com informações da Agência Brasil.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.