O Ministério da Educação anunciou na sexta-feira, 9, as datas para as inscrições e provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2025). Os candidatos poderão se inscrever entre 26 de maio e 6 de junho, enquanto as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. O exame é a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas no Brasil, sendo utilizado no Sisu, Prouni e Fies.
O ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou a importância da participação no exame com uma mensagem no X (antigo Twitter). “Tanto você que está no terceiro ano do ensino médio, vai concluir ou já concluiu e quer ter a oportunidade de ir para a universidade, não perca a chance”, disse Santana. O edital com detalhes sobre a taxa de inscrição e pagamento será divulgado nos próximos dias.
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição terminou em 2 de maio. O Enem avalia o desempenho escolar ao final da educação básica e, há mais de 20 anos, é a principal ferramenta de acesso ao ensino superior no país, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies.
Além do uso no Brasil, as notas do Enem podem ser aproveitadas em universidades portuguesas que possuem convênio com o Inep. Atualmente, mais de 50 instituições de Portugal aceitam o resultado do exame para ingresso de estudantes brasileiros.
O exame é aplicado em dois domingos consecutivos, com provas de linguagens, ciências humanas, redação, matemática e ciências da natureza. Os resultados também servem como critério complementar em vestibulares e para obtenção de bolsas e financiamentos estudantis.
(*) Com informações do Ministério da Educação
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.