MEC tem investido em ações de fortalecimento da educação superior. | Foto: Divulgação/Abrafi

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta quinta-feira (3) os resultados do Censo da Educação Superior 2023. O levantamento mostrou que estudantes que ingressaram em universidades federais por meio do sistema de cotas em 2014 apresentaram uma taxa de conclusão 10% superior à de não cotistas no período de uma década (2014-2023). Além disso, o estudo destacou o impacto positivo de programas como o Prouni e o Fies na conclusão dos cursos de graduação.

Segundo o censo, 51% dos alunos cotistas da rede federal concluíram seus cursos em 2023, enquanto a taxa entre não cotistas foi de 41%. O Prouni, que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, registrou uma taxa de conclusão de 58% entre seus beneficiários, comparado a 36% dos estudantes sem a bolsa. Já o Fies, programa de financiamento estudantil, contribuiu para uma taxa de conclusão 15% maior entre os participantes: 49% contra 34% de quem não utilizou o financiamento.

Acesso direto à educação superior

Uma análise inédita do Censo revelou a transição dos estudantes do ensino médio para o ensino superior. Em 2023, 27% dos alunos que concluíram o ensino médio em 2022 ingressaram no ensino superior no ano seguinte. Entre os estudantes de escolas federais, essa proporção aumentou para 58%, valor semelhante ao registrado por alunos de escolas privadas (59%). Por outro lado, apenas 21% dos alunos de escolas estaduais seguiram diretamente para o ensino superior.

Os dados também apontaram que estudantes que cursaram o ensino médio articulado com a educação profissional tiveram uma maior facilidade de ingresso na educação superior, com 44% ingressando em um curso de graduação logo após a formatura. Já entre aqueles que cursaram o ensino médio regular, esse número foi de 30%, e para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a taxa foi de apenas 9%.

Matrículas e instituições

O Censo da Educação Superior de 2023 registrou 2.580 instituições de ensino superior no Brasil, das quais 87,8% eram privadas e 12,2% públicas. A rede privada foi responsável pela oferta de 95,9% das vagas de graduação, enquanto a rede pública ofertou 4,1%. A modalidade de Educação a Distância (EaD) representou 77,2% das vagas ofertadas, com a modalidade presencial correspondendo a 22,8%.

A pesquisa também destacou que 89,7% das matrículas em EaD estão concentradas em municípios que também oferecem cursos presenciais, enquanto apenas 10,3% das matrículas estão em cidades onde a EaD é a única opção de graduação.

Importância do Censo

O Censo da Educação Superior oferece informações detalhadas sobre o estado e as tendências do setor no Brasil, sendo fundamental para a formulação e avaliação de políticas públicas. Os dados também são utilizados no cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A pesquisa serve como base para aprimorar a gestão educacional e promover a melhoria da qualidade do ensino superior no país.

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