Na manhã desta quinta-feira, 31, membros da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM), do Ministério da Educação (MEC), participaram de uma reunião com o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, e representantes da universidade Estácio de Sá, no próprio campus. Os técnicos estão na cidade para verificar o andamento do curso de medicina na cidade e também avaliar a possibilidade de ampliação da oferta de vaga solicitada pela unidade de ensino.

– Viemos conhecer um pouco mais do que os documentos nos permitem. Sabemos que a Estácio oferece um curso médico de qualidade, mas viemos verificar se o que foi proposto ao MEC e ao Programa Mais Médicos está sendo cumprindo – explica a enfermeira Lanuza Borges Oliveira, membro do CAMEM.

Após ouvir os relatos dos gestores municipais e dos profissionais da Estácio, o médico Guiherme Succi, da Comissão de Acompanhamento do MEC, disse que saiu com uma impressão muito positiva da visita.

– Estamos felizes por ver a interação do município com a Estácio: isso é muito bom para o município. Estão todos de parabéns – diz.

Os técnicos do CAMEM ainda visitarão unidades básicas de saúde e o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), para acompanhar a atuação dos universitários junto à população, nas aulas práticas.

Na reunião, o prefeito de Angra, que estava acompanhado do secretário de Saúde do município, Dr. Rodrigo Mucheli, fez questão de lembrar que a faculdade de medicina foi muito sonhada na cidade.

– Nós lutamos muito por isso. A questão da bolsa para quem nasceu aqui em Angra é muito importante para a cidade – lembra Fernando Jordão.

A Estácio destina, anualmente, 10% das 55 vagas que possui –seis vagas – para que estudantes nascidos em Angra dos Reis possam se formar em medicina, com bolsa de estudo integral. Se o quantitativo de vagas na universidade for ampliado, como solicitado, o número de bolsas integrais aumentará automaticamente.  Nos cinco períodos de existência do curso, 18 jovens angrenses estudam medicina com 100% de bolsa.

Fotos: Wagner Gusmão / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome