A prefeitura de Mangaratiba e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ) iniciaram esta semana o desassoreamento do rio do Saco, na praia do Saco, uma das comunidades mais importantes da cidade. O serviço foi solicitado de forma emergencial pelo prefeito Luiz Claudio Ribeiro (Progressistas) ao Governo do Estado e visa facilitar o escoamento das águas no bairro e evitar enchentes durante a temporada de chuvas do verão.
O trabalho acontece por meio do programa Limpa Rio e alcançará, além do rio Saco , o canal do Leitão, na mesma região, além dos rios Catumbi e Prata, em Muriqui, e do rio Itacuruçá, no terceiro distrito. A ação conta com auxílio de duas retroescavadeiras e dois caminhões.
— Quero agradecer ao governador e ao secretário de Estado do Ambiente por atenderem prontamente ao meu pedido e enviar toda a estrutura do programa Limpa Rio para Mangaratiba. Vamos trabalhar em total parceria. As equipes da prefeitura estão todas mobilizadas e assim vamos seguir até que tudo esteja normalizado na cidade — disse o prefeito Luiz Cláudio, em referência às chuvas que caíram sobre a cidade esta semana.
Entre a quarta e a quinta-feira, 9, choveu cerca de 117 milímetros sobre a cidade. Os locais mais atingidos foram a praia do Saco e Muriqui. Pelo forte volume de água, as sirenes foram acionadas em Cachoeira II, Atanásio, Axixá e Pátio da Estação. Ninguém ficou ferido.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.