O POPEM – Projeto de Órteses, Próteses, Equipamentos e Medicamentos Especiais – da Secretaria de Saúde de Mangaratiba está realizando novos cadastros. A iniciativa, lançada em 2021, promove a entrega gratuita de equipamentos e insumos para melhorar a mobilidade e atender condições especiais de saúde de moradores da cidade.
O POPEM foi implantado em Mangaratiba em setembro de 2021 e conta com a parceria da Associação Pestalozzi de Niterói (APN) e da Associação Fluminense de Reabilitação (AFR). Além de cadeiras de rodas, o projeto disponibiliza andadores, próteses, muletas, cadeiras higiênicas, entre outros itens, além das medicações especiais de alto custo.
Vale lembrar que as cadeiras de rodas, muletas e andadores serão entregues aos solicitantes na sede da secretaria. Já no caso de próteses e órteses, será agendada uma visita do morador nas associações parceiras para medição dos membros e, em seguida, confecção e entrega do equipamento.
Como participar?
Para participar do projeto o interessado deve comparecer na sede da Secretaria de Saúde na Praia do Saco, onde será entregue um formulário para que ele possa levar a ESF mais próxima de sua casa. O documento deve ser preenchido pelo médico ou fisioterapeuta confirmando a necessidade.
No caso da solicitação de órtese e prótese, o solicitante deve retornar a Secretaria de Saúde com o laudo, documentos pessoais (Identidade, CPF e cartão do SUS) e comprovante de residência para finalizar o cadastro.
Já para solicitar medicamentos especiais, ainda é necessário apresentar laudo médico, prescrição dos medicamentos, receita médica emitida a menos de 90 dias, descrição de diagnóstico e exames comprobatórios.
(*) Com informações da Assessoria de Comunicação
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.