Cláudio Ferreti será prefeito até dezembro de 2028 | Foto: Reprodução
Quase dezoito anos depois da deflagração da Operação Cartas Marcadas, em 2007, que investigava a cobrança de propinas para a liberação de alvarás por parte da extinta Feema (organismo do Governo do Estado do Rio), a Justiça concluiu esta semana o julgamento dos envolvidos no caso e inocentou de crimes o engenheiro Cláudio Ferreti e outros acusados. Ferreti à época dos fatos era secretário municipal de Obras e hoje é o prefeito de Angra dos Reis. O julgamento e a absolvição colocam um fim na disputa política nascida da Operação Cartas Marcadas e que marcou os pleitos eleitorais de 2009, 2012 e 2024.
A sentença final do processo foi proferida pela juíza Monalisa Renata Artifon, da primeira Vara Criminal de Angra, destacou a inexistência de provas que sustentassem as acusações contra o então secretário. Na mesma sentença, foi extinta a punição a Nilo Dias de Freitas e condenados três agentes públicos envolvidos na investigação. Os condenados ainda poderão recorrer. Em relação a Ferreti, a sentença é clara: não há provas de atos ilícitos cometidos pelo agora prefeito.
— Não há comprovação de que ele (Ferreti) tenha recebido vantagem indevida enquanto ocupava o cargo de secretário municipal. Nenhum dos diálogos interceptados denotam que ele estava envolvido ou tinha ciência dos esquemas de corrupção levados a cabo — resume a juíza.
O processo Cartas Marcadas estava baseado em interceptações telefônicas e depoimentos colhidos durante a investigação. A defesa de Ferreti argumentou que as alegações eram infundadas e que a menção ao nome de Ferreti em determinados contextos não configurava crime. A absolvição foi concedida com base no artigo 386, inciso VII, do Código de Processo Penal, por insuficiência de provas.
Em declaração ao blog Diário de Angra, Ferreti afirmou que a decisão reafirma sua trajetória pública e a inexistência de livre de fatos desabonadores.
— Esta absolvição encerra um longo capítulo e comprova minha inocência perante a Justiça. Seguirei comprometido com uma gestão ética, transparente e focada no desenvolvimento da cidade — afirmou o prefeito angrense.
(*) Com informações do blog Diário de Angra.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.