Ferreti e o vice-prefeito eleito, Rubinho Rocha | Foto: Rosemberg Franco / PMAR

A Justiça Eleitoral diplomou na manhã desta quarta-feira, 11, os vencedores da disputa eleitoral de outubro em Angra dos Reis, incluindo o prefeito eleito, Cláudio Ferreti (MDB), o vice-prefeito Rubinho Rocha (Progressistas) e os 15 vereadores escolhidos pela populaçãopara o mandato que se iniciará em 2025 e irá até 2028.  A cerimônia de diplomação foi no plenário Benedito Adelino, da Câmara Municipal, no Centro, e presidida pelo juiz Carlos Manuel Barros do Souto, titular da 147ª zona eleitoral e coordenador do processo de disputa na cidade.

Manuel avaliou a eleição em Angra como ‘tranquila’, apesar de ter sido, segundo ele, a que registrou mais litígios, com 59 pedidos de ação judicial entre os adversários. O juiz ressaltou que a diplomação encerra o trabalho da Justiça Eleitoral local neste ato.

— Por um lado temos um começo ou reinício, com os candidatos eleitos ou reeleitos, e para a Justiça Eleitoral o encerramento de um ciclo, uma jornada construída com muito trabalho. Foi uma eleição tranquila do ponto de vista da paz social. Parte desse avanço que se alcançou se deve ao trabalho da Justiça, mas também à qualificação dos candidatos, da classe política como um todo — avaliou o juiz.

Carlos Manuel ressaltou também a inclusão de cerca de 100 indígenas no processo eleitoral deste ano e o fato de a primeira transmissão de resultado eleitoral do Brasil inteiro ter acontecido na cidade, direto de urnas da Ilha Grande.

Cada vereador eleito, o vice-prefeito e o prefeito eleito receberam em seguida os diplomas reconhecendo que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e está apto a tomar posse no cargo em 1º de janeiro de 2025, como determina a Constituição. Diferente de diplomações anteriores, desta vez não houve discurso do prefeito eleito na cerimônia.

— Vamos trabalhar para todos, fazer uma cidade com mais qualidade de vida, que ofereça mais oportunidade para nossos moradores e que avance cada vez mais. Nós sabemos os desafios e com certeza vamos superá-los — afirmou Cláudio Ferreti.

Costa Verde — Em Paraty, a diplomação será na sexta-feira, 13, no fórum da cidade, às 10h, certificando a vitória do prefeito eleito Zezé Porto e do vice Lulu (ambos do Republicanos), além dos vereadores; em Mangaratiba, diplomação na quinta-feira, 19, às 14h, também no Fórum, atestando a vitória do prefeito eleito Luiz Cláudio (Republicanos), de seu vice e vereadores.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.

Leia mais: