Inteligência artificial move negócio de comunicação liderado por brasileiros no Vale do Silício

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De origem brasileira e sediada no Vale do Silício, na Califórnia, o maior polo de tecnologia e inovação do mundo, a Bureau Works é uma plataforma de tradução para facilitar a gestão de conteúdo global nas organizações. A empresa aposta na inteligência artificial e na desenvoltura humana para orquestrar os processos das companhias com qualidade, agilidade e eficiência. Com tecnologia desenvolvida in house, o sistema permite que as empresas modelem o trabalho dos colaboradores em quantos idiomas forem necessários.

Embora a solução ainda não seja muito conhecida no Brasil, a Bureau Works nasceu em São Paulo há 15 anos, e se internacionalizou rápido, garantindo presença em grandes organizações nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Fundada por Gabriel Fairman (foto), hoje CEO da companhia, a empresa tem em seu DNA a tecnologia de ponta e a gestão arrojada de sistemas e de pessoas.

— Começamos criando um sistema que coletava dados de tradução e mudanças em todos os textos, em todos os estágios, categorizando essas alterações e gerando um quadro de qualidade do idioma e do cliente. Fomos aprimorando nossa tecnologia e em junho de 2017 a primeira versão plena Bureau Works foi ao ar. Foi nesta época também que mudamos definitivamente para o Vale do Silício. E o timing não poderia ser melhor, porque foi essencial para que pudéssemos atender bem ao nosso maior cliente até então, a conta mundial da Harley-Davidson — lembra Fairman.

Ainda segundo Fairman, a Inteligência Artificial do sistema é extremamente útil para reconhecer padrões de dados em grandes amostras, mas isso não significa que substituirá a análise humana, única capaz de entender as implicações éticas, correlações e outros aspectos sociais das relações. Por isso, para integrar a equipe, o profissional precisa pensar, refletir, questionar e sempre procurar os ‘por quês’.

— Somos agnósticos quanto à formação profissional. A questão é a capacidade de abstração e execução simultânea. Damos responsabilidade muito rápido, pois acreditamos nas pessoas — destaca Henrique Cabral, sócio e CTO da Bureau (foto).

Ao mesmo tempo que coloca-se como uma empresa global e com colaboradores em praticamente todo o planeta, a Bureau Works tem como alicerce o traquejo brasileiro na condução do negócio e dos relacionamentos – tanto internamente como com clientes e fornecedores.

— Apesar de 15 anos operando ainda temos sabor de start-up. Tudo sendo redefinido o tempo todo e fica mais fácil seguir com essas mudanças constantes, naturais do negócio, se criarmos uma coesão cultural. Tentamos durante um tempo trabalhar somente em inglês como idioma padrão, mas perdemos todo o molejo, toda a graça de ser brasileiro — conclui o fundador e CEO da Bureau Works.

Atualmente a empresa conta com mais de 36 mil tradutores cadastrados em mais de 100 países. Além da Harley-Davidson, entre os principais clientes estão a Kraft-Heinz, Cloudflare e Zendesk. No Brasil, a tecnologia é empregada na gestão da Volkswagen, Pfizer, Equinix, Bradesco e Sony Music.

Para mais informações acesse www.bureauworks.com

Fotos: Reprodução

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